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Qualidade de vida: você sabe o que é?

Com certeza você já ouviu falar em qualidade de vida. Geralmente, a expressão surge em um contexto de busca por mais tranquilidade e tempo para cuidar de si e daqueles de que você mais gosta. Mas afinal, você sabe dizer exatamente o que ela significa?

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ainda de acordo com a OMS, o conceito varia bastante de acordo com a cultura em que a pessoa está inserida — em palavras simples, o que é qualidade de vida para um executivo do Rio de Janeiro provavelmente não faz nenhum sentido para um pescador nas Filipinas ou para um monge no Nepal.

A despeito de toda essa diversidade, alguns aspectos são comuns a todos os indivíduos, como o bem-estar físico e psicológico, a capacidade de agir de maneira autônoma e de participar de atividades de recreação e lazer.

E o que é possível fazer, de maneira prática, para alcançar mais qualidade de vida? Algumas medidas simples podem ajudar você a alcançar esse estado de bem-estar. Acompanhe nossas dicas!

3 maneiras de melhorar sua qualidade de vida

1. Invista na criação de um bom ambiente profissional

Embora seja um ambiente influenciado pelo comportamento de pessoas de várias origens, estilos e personalidades, sua atitude individual no trabalho pode exercer um forte impacto na qualidade de vida de todo o grupo.

Muitas vezes, uma pequena mudança de postura mantém você longe do estresse e garante uma melhora na produtividade e no relacionamento com os colegas. Veja o que pode ser feito para garantir mais qualidade de vida no trabalho:

  • Mantenha-se longe das fofocas. Não se envolva e nem divulgue rumores sobre a vida profissional ou pessoal de colegas ou subordinados e, quando eles surgirem, busque outro tema de conversação. Lembre-se sempre de que o próximo alvo pode ser você;

  • Procure focar no seu trabalho e evite comparar sua trajetória na empresa com a de outros colegas;

  • Saber trabalhar em equipe é uma habilidade valorizada em qualquer empresa. Se puder auxiliar um colega, não hesite em fazê-lo e busque aprender com eles sempre que possível;

  • Organize suas tarefas e estabeleça prioridades. Assim, se algo não puder ser entregue a tempo, você poderá avaliar com antecedência e pedir ajuda. Isso evita estresse desnecessário com o acúmulo de tarefas e prazos não cumpridos.

  • Mantenha um bom relacionamento interpessoal com colegas, subordinados e superiores. Cordialidade e a simpatia tornam o ambiente mais leve e produtivo e passam a mensagem de que você é um profissional equilibrado e pronto para assumir novos desafios.

2. Cuide da sua saúde mental

Gozar de boa saúde não se limita a estar bem fisicamente. Tão importante quanto estar atento aos sinais do nosso organismo sobre algo não ir bem é cuidar de nossa saúde mental.

Reservar tempo para estar com a família e os amigos, dedicar-se às atividades de lazer, ter uma vida amorosa satisfatória e não ser excessivamente exigente consigo mesmo são medidas que ajudam a tornar o dia a dia mais leve.

De acordo com a OMS, o Brasil é o país da América Latina com maior prevalência de quadros de depressão e o segundo das Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

O problema compromete as relações pessoais e afeta significativamente o desempenho profissional. Além da depressão, doenças como o estresse crônico, a ansiedade e a síndrome de Burnout também podem causar danos graves ao seu bem-estar e diminuir sua qualidade de vida.

Por isso, caso perceba alterações de comportamento importantes, como sono persistente ou insônia, tristeza incessante, desânimo ou irritabilidade excessivos ou apetite alterado, por exemplo, não hesite em buscar ajuda profissional para evitar que o problema se agrave.

3. Faça exames preventivos regularmente

Qualidade de vida e saúde são conceitos indissociáveis. Não há como pensar em uma vida mais prazerosa se a sua saúde não está em perfeito estado, não é mesmo? Para garantir que isso aconteça, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Por mais atribulado que seja o seu dia a dia, é importante abrir espaço para a realização de exames preventivos, que diagnosticam eventuais doenças precocemente e ampliam as chances de sucesso do tratamento.

Além disso, um check-up bem feito é capaz de identificar fatores de risco para o desenvolvimento de doenças e modificá-los, evitando problemas de saúde antes mesmo do seu surgimento.

Opte sempre por empresas especializadas em check-ups, que tenham foco na promoção da saúde e realizam diversos exames e avaliações no mesmo lugar. Assim, você cuida do seu bem-estar e otimiza seu tempo!

Como você pode ver, embora o conceito seja bastante amplo, melhorar a qualidade de vida está ao alcance de todos! Aliar os cuidados com o corpo e mente a um ambiente profissional mais saudável são algumas das medidas que você pode tomar para garantir mais bem-estar e uma rotina menos estressante!

Se você deseja fazer um check-up completo, com comodidade e conveniência, entre em contato com o Vita Check-Up Center! Será um prazer ajudar você a cuidar da sua saúde!

 

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