Você quer perder peso agora. E quer fazer isso com segurança, certo? Mas como? Primeiro, lembre-se de que muitos especialistas dizem que é melhor emagrecer com saúde.
Apostar em práticas de emagrecimento rápido pode surtir o efeito contrário: ao invés de eliminar a gordura em excesso, você pode perder massa muscular, massa óssea e água.
A triste verdade é que esse tipo de plano raramente funciona a longo prazo: contar calorias, exercitar-se por horas todos os dias e ignorar sua fome pode até gerar algum resultado a curto prazo – mas é um sofrimento desnecessário e provavelmente um desperdício de seu tempo e energia.
Especialmente porque as pessoas não conseguem manter esse estilo de vida por longos períodos, ampliando as estatísticas sobre a atual epidemia de obesidade.
Felizmente, existe um caminho melhor para emagrecer com saúde – saiba qual com as dicas a seguir.
Os perigos do emagrecimento a qualquer custo
De acordo com uma pesquisa recente do Ministério da Saúde, cerca de 53% dos brasileiros estão com excesso de peso.
Inúmeros fatores contribuem para este cenário: rotinas estressantes, tempo escasso, metabolismo desacelerado pela falta de prática de exercícios físicos, idade e outros fatores; falta de acesso aos alimentos frescos – que costumam ter um custo mais elevado que as comidas processadas – a lista pode ser interminável.
Porém, em paralelo a isso, ainda há uma grande pressão da sociedade por corpos magros e sarados. Está na TV, nas capas de revistas e nas redes sociais.
A junção de todos estes fatores pode ser explosiva e gerar resultados desastrosos: dietas supostamente milagrosas, prática de exercícios com uma intensidade que beira a exaustão, longos períodos de inanição e medicamentos sem prescrição médica.
O fim dessa história é conhecido: por mais que as pessoas percam peso, isso ou se estaciona ou retrocede, gerando não só impactos na saúde física, mas também na questão psicológica.
Por isso, é essencial emagrecer com saúde e com a consciência de que não há fórmula mágica: é preciso disciplina, paciência e perseverança aliadas a uma rotina de exercícios físicos constante e bons hábitos alimentares – confira algumas dicas a seguir.
Dicas para emagrecer com saúde e consistência
Emagrecer pode ser um processo delicado – especialmente para quem passou dos 30 anos e sofre com um metabolismo desacelerado. Mas algumas dicas simples podem produzir resultados surpreendentes – veja a seguir:
1) Coma apenas quando estiver com fome
Muitas vezes as pessoas comem mesmo sem fome – especialmente quando estão em meio a momentos de estresse e ansiedade. Ouça seu corpo e veja quando é mesmo hora de um lanchinho saudável ou se você só precisa respirar fundo ou tomar um belo copo de água.
2) Alimente-se com comida de verdade
Basta uma rápida visita ao supermercado para ser bombardeado por um mundo de comidas processados, ricas em sódio, açúcares e carboidratos. Você não precisa disso nesse momento – por mais práticas que estas opções sejam. Aposte em frutas e vegetais frescos e uma boa comida caseira. Se você não tiver tempo de preparar suas refeições, procure fornecedores de refeições caseiras em sua região.
3) Tenha boas noites de sono
O estresse crônico e o sono inadequado podem aumentar os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, em seu corpo. Isso pode causar aumento da fome e pode resultar em ganho de peso.
Por isso estabeleça uma rotina de sono, dormindo e acordando sempre nos mesmos horários – inclusive aos finais de semana – e por pelo menos 6h a 8h por noite.
4) Evite o consumo de cerveja
A cerveja contém carboidratos rapidamente digeridos, que desligam a queima de gordura. Ou você achou que o termo “barriga de chope” surgiu à toa? Se você não dispensa um drink no happy hour, aqui estão as opções mais inteligentes para quem quer emagrecer com saúde:
- Vinho (tinto ou branco seco);
- Champanhe seco;
- Destilados como uísque, conhaque, vodka (evite combinações que envolvam frutas e açúcar).
Mas lembre-se: grandes quantidades de álcool podem impactar seus esforços na perda de peso a perda de peso, então a moderação ainda é uma boa ideia.
5) Exercite-se regularmente
Incluir atividades físicas em sua rotina podem ajudar a emagrecer com saúde – especialmente quando consideramos que isso também ajuda no controle glicêmico, reduz a gordura abdominal (que é um perigo para o seu coração) e traz mais flexibilidade e disposição para seu organismo.
Converse com um profissional para elaborar um plano de exercícios adequado ao se tipo físico, histórico médico e objetivos.
6) Acompanhe seu progresso com sabedoria
Perder gordura e ganhar músculos significa um grande progresso, mas você pode se frustrar se acompanhar apenas seu peso. Isso porque muitas vezes transformamos gordura em massa muscular – então você pode empreender grandes esforços e não ver os números da balança se alterarem no mesmo ritmo.
Por isso o ideal é acompanhar a perda de medidas – especialmente na região abdominal. Você pode usar fitas métricas ou apenas observar como suas roupas estão caindo no corpo.
7) Conte com o suporte de profissionais especializados
Como você pode ver, emagrecer com saúde demanda esforços em diversas áreas. É preciso fazer escolhas alimentares mais inteligentes, adotar uma rotina de exercícios físicos adequada aos seus objetivos, ter um sono de qualidade e também observar os gatilhos causados pelo estresse e a ansiedade.
Por isso, o ideal é consultar seu médico de confiança e fazer um check-up médico. Isso garante que você possa emagrecer com saúde e ainda fazer cuidados preventivos – sem agravar e até fazendo o tratamento adequado de possíveis problemas de saúde que ficaram mascarados por anos de sedentarismo e estresse.
Emagrecer com saúde é possível e o primeiro passo é conversar com profissionais de saúde e nutrição. O VITA Check-up Center tem diversos protocolos de check-up voltados para garantir mais saúde e bem-estar para sua vida, incluindo avaliação nutricional. Clique e saiba mais.