Cada vez mais, a alimentação adequada vem sendo encarada como uma das melhores formas de conservar uma boa saúde e qualidade de vida, desde que atenda princípios como equilíbrio, variedade, qualidade, moderação, satisfação, entre outros – o que comprova a importância da avaliação nutricional.
Uma alimentação de qualidade, além de aumentar o bem-estar e a disposição no dia a dia, é capaz de prevenir uma série de doenças – e também tratar problemas de saúde identificados em check-ups, muitas vezes dispensando os remédios.
Em casos como diabetes e sobrepeso ou obesidade, planejar a dieta de forma balanceada é fundamental para controlar as taxas do organismo e manter uma boa qualidade de vida, combatendo os efeitos mais perversos das doenças.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Brasil vem enfrentando um aumento na taxa de sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias. Esse problema acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.
A seguir, vamos falar sobre alguns alimentos que podem ajudam a prevenir doenças crônicas quando inseridos na rotina, dietas alimentares balanceadas para pessoas que já enfrentam problemas de saúde e a importância de realizar avaliação nutricional para monitorar a saúde.
Veja alimentos que devem estar no seu cardápio!
Abacate
Apesar de um pouco calórico, o abacate é uma fruta rica em nutrientes como ácido fólico, ferro, magnésio, vitamina E e vitamina C.
Esses componentes têm poder anti inflamatório e sua atuação ajuda a combater uma série de problemas no organismo. Consumir abacate regularmente na dieta ajuda a prevenir problemas cardíacos e também casos de acidente vascular cerebral.
Além de atuar como protetora do coração, o abacate também regula os níveis de colesterol bom e ruim no sangue.
Vegetais Escuros
Espinafre, catalônia, couve, brócolis, entre outros. Todos os vegetais de cor escura tem alto teor das vitaminas A, C e K, além de uma série de nutrientes e fibras.
Essas propriedades ajudam a regular melhor o trato intestinal, combatem os radicais livres, ajudam na prevenção da anemia e contribuem para controlar o colesterol e doenças cardíacas.
Grãos Integrais e Oleaginosas
Os grãos integrais são uma boa escolha para quem precisa controlar o colesterol. Além de serem fonte de vitaminas e minerais, também possuem fibras e ômega 3. Ajudam a melhorar funções intestinais e aumentam a saciedade.
Já as oleaginosas são uma ótima escolha para aquela pausa entre café e almoço – ou quem sabe no lanche da tarde – ao se submeter a uma avaliação nutricional, é comum receber a orientação de que um punhado de oleaginosas por dia é um antídoto poderoso contra uma série de doenças.
A importância das dietas especiais
Ao realizar check-ups e avaliação nutricional, é possível estabelecer a dieta adequada para prevenir e controlar uma série de problemas de saúde – de casos de câncer a doenças cardíacas, passando por diabetes e hipertensão, só para citar alguns exemplos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabéticos (SBD), existem no Brasil 12 milhões de pessoas com a doença – e muitos tardam a descobrir e ter o diagnóstico exato.
No caso dos diabéticos, é recomendado fazer refeições fracionadas durante o dia. Com isso, mantém-se equilibrado o nível de açúcar no sangue e evita-se o consumo de quantidades exageradas de alimento, algo comum quando se passa muito tempo sem comer.
Frutas, cortes magros de carne vermelha, peixes ricos em ômega 3 e verduras são bem aceitos na dieta. Evite consumir suco das frutas, uma vez que a quantidade de açúcar, ainda que natural, tende a aumentar – e isso é perigoso para o coração. Veja mais aqui!
Mudar hábitos alimentares também ajuda a combater a hipertensão – o que minimiza a chance de ocorrência de problemas cardíacos. Frutas, legumes e verduras, além de carnes magras como frango e peixes, e grãos integrais, são bem recomendados.
A avaliação nutricional: para que serve?
Essa é a melhor forma de ter um panorama completo sobre o quadro nutricional do seu organismo. Uma dieta variada nem sempre garante o equilíbrio alimentar. E, por isso,a avaliação nutricional é sempre bem-vinda para escanear as necessidades do corpo.
A orientação nutricional oferecida pelo Vita Check-Up tem como foco avaliar dados como massa magra e IMC para relacionar os tipos de exercício, a queima calórica correspondente, e a dieta mais recomendada para o melhor funcionamento do seu metabolismo.
Assim, é possível elaborar uma dieta mais personalizada e que atende 100% das necessidades do seu organismo, evitando a contração de doenças e aumentando a qualidade de vida e o nível de bem-estar.
Ficou interessado em saber mais sobre nosso atendimento? Entre em contato com nossos especialistas e fique por dentro dos programas individuais e corporativos do Vita Check-Up. Aproveite também para sanar algumas de suas dúvidas no nosso blog.