Pensar os rins como um filtro do organismo já faz parte do imaginário coletivo de muita gente.
Mas além de ter a importante função de filtrar o sangue, fazendo com que todas as impurezas que passam pelas artérias cheguem a seu destino final, os rins também atuam de forma importante no equilíbrio entre sal e água no corpo.
O inchaço nas pernas e nos pés, por exemplo, pode indicar que essa relação está desequilibrada. E, nestes casos, é fundamental procurar um especialista em nefrologia.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em 2016, 12 milhões de pessoais sofriam com problemas renais no Brasil. E se as funções do órgão são variadas, os problemas relacionados a ele também.
Entre males como cálculos (as famosas pedras nos rins), inflamações e infecções, dependendo da incidência, o paciente pode vir a contrair a DRC – Doença Renal Crônica.
A DRC é a principal causa de pacientes procurarem a hemodialise, filtragem do sangue com ajuda de aparelhos, para sobreviver. Trata-se de uma síndrome que destrói, de forma irreversível, os néfrons – estruturas internas dos rins responsáveis pela filtragem do sangue.
Ainda conforme os estudos da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a DRC causa 2,4 milhões de mortes por ano a nível global. E entre as principais causas dos problemas renais estão fatores como hipertensão e diabetes, condições cada vez mais frequentes na atualidade.
Seja por uma rotina desgastante, tensa e um ambiente de pressão, ou uma dieta desregulada e desbalanceada, reflexos de um cotidiano marcado contra o relógio, os descuidos com o organismo refletem diretamente na saúde dos rins.
Confira nosso artigo: Pedra nos rins ou dor nas costas, você sabe a diferença?
Fatores de risco para as doenças renais
Como qualquer outro tipo de doença, é preciso conhecer os fatores de risco e motivações para saber evitar e tratar os males sem maiores prejuízos ao organismo.
Em primeiro lugar, vamos enumerar aqui alguns indícios de como a doença renal pode se manifestar no organismo. Entender os sinais do corpo – e respeitar seus limites – é fundamental para conservar uma boa saúde.
Sinais de que os rins não vão bem!
- Inchaço nas pernas, pés e ao redor dos olhos
- Pressão Alta
- Náuseas e vômitos
- Sensação de fraqueza
- Dificuldade para urinar
- Dor na hora de urinar
- Urinar inúmeras vezes – sobretudo à noite
- Urina com sangue
- Dores lombares
O que fazer para prevenir problemas nos rins?
Reeducação alimentar e mudança de hábitos. São esses os principais aspectos que precisam mudar para conservar melhor a saúde dos rins.
Além de praticar exercícios físicos de forma regular e cuidar da dieta, por exemplo, existem outra série de medidas que é possível tomar para evitar problemas renais que possam comprometer sua saúde à longo prazo.
- Balancear melhor a dieta, evitando o consumo de sal, carne vermelha e gorduras;
- Controle do peso corporal e cuidado para não engordar
- Controle da pressão arterial
- Não abusar do álcool e evitar o fumo
- Cuidar de quadros de desidratação – sempre opte por beber muita água!
Além de todos os aspectos que mencionamos acima, recomenda-se expressamente a realização de exames laboratoriais, ao menos uma vez ao ano, para monitorar as taxas de glicose no sangue e avaliar a condição dos rins.
Confira: Sintomas e Tratamentos da Diabetes
Na hora de procurar saber mais sobre a condição do seu organismo, escolha médicos especializados e uma clínica confiança para realizar exames, desde os mais rotineiros – casos de exame de sangue e urina – até análises mais detalhadas da condição dos rins.
O Vita Check-Up aposta na medicina preventiva para cuidar dos pacientes, antecipar diagnósticos e tratar doenças com eficácia – e é a melhor forma de cuidar da saúde dos seus rins! Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades em saúde e bem-estar.