A adoção de um programa de gestão de saúde nas empresas é uma prática altamente benéfica para todos.
Além dos funcionários, o empregador também colhe bons resultados através da criação de uma cultura e um ambiente de trabalho mais dinâmicos, eficazes e eficientes.
Isso é especialmente importante quando lembramos que as pessoas hoje passam mais de 50% do seu tempo no local de trabalho.
Portanto, é importante pensar em uma política de gestão de saúde no ambiente de trabalho que ajude a promover padrões comportamentais positivos.
Saiba mais sobre o tema e os reflexos positivos de uma boa gestão de saúde no ambiente corporativo com a leitura a seguir.
O que é uma gestão de saúde eficaz?
Maus hábitos de saúde criam indivíduos pouco saudáveis, o que, por sua vez, afeta negativamente o local de trabalho.
A gestão de saúde no local de trabalho pode integrar políticas de nutrição, atividade física, bem-estar mental e trazer resultados efetivos, como:
- Redução dos níveis de estresse;
- Combate à má postura e dores nas costas;
- Eliminação de comportamentos sedentários;
- Prevenção de sobrepeso / obesidade;
- Redução de doenças crônicas (como doenças cardíacas, derrames, hipertensão, diabetes, depressão, colesterol).
Todos estes fatores contribuem para aumentar os índices de produtividade, ampliar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, melhorar a imagem corporativa, reduzir os níveis de absenteísmo e até gera economia no dia a dia.
Benefícios da gestão de saúde corporativa
Veja a seguir todas as vantagens de implementar um programa de promoção da saúde e bem-estar entre os funcionários de uma empresa:
1) Relações mais fortes entre empresa e funcionários
Um programa de gestão de saúde ajuda a construir, manter e fortalecer o relacionamento entre colegas de trabalho e supervisores, além de permitir que os funcionários se sintam apreciados e preocupados.
Isso, por sua vez, afeta positivamente a satisfação no trabalho . Quando os colegas de trabalho são solidários e sociais, isso gera um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e dinâmico.
2) Níveis mais baixos de absenteísmo
Não é coincidência que comer bem, ser fisicamente ativo e sentir-se feliz melhora o bem-estar de qualquer um.
Os funcionários são os ativos mais importantes de uma empresa e, portanto, devem ser priorizados como um.
Substituir o comportamento sedentário típico do trabalho de mesa por opções alternativas (como o home office), a incorporação de atividades de bem-estar e a educação de bons hábitos alimentares reduz o número de dias de trabalho perdidos, aumenta a satisfação do funcionário, reduz os níveis de estresse e depressão, melhora a eficiência do colaborador e inspira o humor e a motivação.
3) A imagem corporativa de forma dinâmica e aumento a retenção dos funcionários
Associar-se com academias e outras instalações locais de recreação, com serviços de alimentação e ainda oferecer um bom plano de saúde melhora a imagem da empresa.
Além disso, a gestão de saúde no ambiente corporativo aumenta a visibilidade da empresa e cria um perfil dinâmico, atraindo e retendo talentos de alta qualidade.
4) Melhora a qualidade de vida e a sensação de bem-estar
A adoção de um processo voltado à gestão de saúde no local de trabalho promove um ambiente livre de fumo, melhora positivamente o status do peso, ajuda a minimizar problemas nas costas e demais dores no geral, melhora os padrões de sono e permite que o funcionário volte para casa em um estado mais positivo.
Consumir mais frutas e vegetais, além de adotar métodos ativos e relaxantes no local de trabalho faz com que a pessoa se sinta energizada e mais disposta. Isso ajuda a promover uma sensação geral de bem-estar.
Frutas e vegetais contêm antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais e fibras, que por sua vez estimulam positivamente o estado de alerta e a produtividade e melhoram a qualidade de vida em geral.
5) Reduz fatores de risco para doenças e enfermidades
A alimentação certa, a manutenção de uma faixa de peso saudável e manter-se fisicamente ativo ajuda a afastar os riscos de lesões e doenças crônicas.
Além disso, a gestão de saúde no local de trabalho permite que os funcionários se recuperem mais rapidamente de doenças e lesões.
Gestão de saúde é positiva para todos
Como você pode ver, a implementação de um programa de gestão de saúde no local de trabalho cria uma vantagem estratégica para o seu negócio e traz muitos benefícios para empresa e para seus colaboradores.
Uma força de trabalho mais saudável resulta em pessoas mais felizes, satisfeitas e mais eficientes. Uma situação em que todos saem ganhando.