De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros ou 5,8%. da população. As oscilações de humor, a procrastinação e as dificuldades de relacionamento típicas da depressão no trabalho acabam por afetar não só o colaborador diagnosticado com a doença, como o clima organizacional na empresa e, em última análise, os seus resultados.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é investir em prevenção. Garantir meios de que a depressão no trabalho possa ser rapidamente diagnosticada e apoiar os colaboradores durante o tratamento são as maneiras mais eficazes de lidar com a questão e evitar que ela se transforme em um problema de maiores proporções. Saiba mais sobre o assunto!
Entenda o que é a depressão no trabalho
A depressão é uma doença psiquiátrica que provoca alterações químicas no cérebro relacionadas à produção de neurotransmissores como a serotonina, um dos responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
A enfermidade é multifatorial, ou seja, pode ser desencadeada por uma série de fatores, como grandes episódios de estresse — perda de um ente querido ou do emprego, por exemplo — ou por questões ligadas ao dia a dia, como uma rotina exaustiva ou a pressão por melhores resultados no trabalho.
Diferente de uma tristeza passageira, em geral causada por um acontecimento ou circunstância específico, a depressão pode se prolongar por períodos extensos e tende a se agravar se não receber atenção adequada.
O tratamento da depressão em geral consiste na associação de medicamentos que auxiliam na regulação da produção e captação de neurotransmissores com aconselhamento psicoterápico. Medidas complementares, como a prática de atividades físicas, também podem ser úteis para ampliar a sensação de bem-estar.
Conheça os sintomas da depressão no trabalho
Ainda que a doença possa se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa, os principais sintomas da depressão no trabalho são:
- irritabilidade constante;
- cansaço excessivo;
- falta de motivação;
- explosões de raiva;
- queda na produtividade;
- dificuldade de relacionamento;
- tristeza profunda;
- alterações no apetite;
- crises de choro;
- procrastinação;
- modificações no padrão de sono;
- dificuldade de concentração;
- sensação constante de culpa, inutilidade e desamparo;
- dificuldade para tomar decisões.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos:
9 benefícios da atividade física – para o corpo e a para a alma
5 efeitos negativos provocados pelo sedentarismo
Colesterol alto ou baixo: quando ele é prejudicial?
3 medidas para evitar a depressão no trabalho
1. Reconheça que a depressão no trabalho é uma doença
O primeiro passo para evitar e tratar a depressão no trabalho é reconhecer que trata-se de uma doença, que merece atenção adequada e humanizada por parte da empresa tanto quanto qualquer outra enfermidade que venha a afetar seus colaboradores.
Há alguns anos, não era incomum que doenças psiquiátricas fossem encaradas por empregadores — e por extensão, pela sociedade em geral — como uma questão menor, mais associada a uma tristeza passageira ou mesmo à falta de interesse pelo trabalho.
A mudança desse tipo de perspectiva garante que os colaboradores recebam tratamento adequado, o que evita o agravamento do quadro e diminui o percentual de afastamentos.
2. Ofereça check-ups completos aos colaboradores
Promover ações que visem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores é uma das maneiras mais eficazes de evitar a depressão no trabalho.
Para tanto, uma excelente ideia é incluir no pacote de benefícios check-ups completos, que possam ajudar a identificar sintomas da depressão no trabalho ainda nos seus estágios iniciais.
A medida garante que os colaboradores recebam tratamento precoce, o que aumenta as chances de solução do quadro e minimiza os prejuízos tanto à sua saúde e bem-estar quanto ao clima organizacional da empresa.
3. Fique atento ao clima organizacional
Ainda que a depressão no trabalho seja uma doença que exija tratamento médico adequado, procurar manter um bom clima organizacional pode ajudar a atenuar os sintomas da enfermidade e até mesmo evitar o desenvolvimento de novos casos.
Garantir que sua equipe possa expressar ideias e opiniões sem medo de sofrer retaliações, que receba uma carga de trabalho adequada e treinamento adequado para desempenhá-la e criar mecanismos de denúncia contra casos de assédio moral são algumas das medidas que gestores podem tomar para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável.
Gostou de saber um pouco mais sobre os sintomas da depressão no trabalho e o que é possível fazer para evitar que o problema afete os seus colaboradores? O VITA Check-Up oferece programas de check-up completos, que incluem inclusive avaliação psicológica. Saiba mais!