No combate ao sedentarismo e em prol da qualidade de vida e bem-estar, a prática esportiva se torna fundamental no cotidiano – mas requer avaliação médica.
Doses regulares de exercício, que propiciem prazer, estimulam diversas partes do organismo, além de aliviar o estresse, ajudar a lidar com a ansiedade e outros sintomas ruins para o corpo e para a mente.
Antes de qualquer prática esportiva, porém, é importante se certificar sobre as condições fisiológicas para encarar as atividades. Afinal, um momento de lazer e descontração não pode acabar provocando prejuízos.
Em primeiro lugar, é errado pensar que apenas atletas – ou praticantes de alto rendimento – precisam manter consultas regulares. Contar com o apoio de nutricionistas (que poderá fazer uma avaliação nutricional e indicar a melhor dieta para você), ortopedistas, endocrinologistas e outros especialistas é fundamental para praticar exercício sem sobrecarga.
Lembre-se: um atleta amador, ou praticante de fim de semana, não tem o mesmo nível de preparação física de um corredor ou maratonista. E, por isso, além da atividade ser compatível com cada perfil – a nível de intensidade -, a prática de exercício deve começar com a avaliação médica.
Conheça quais os exames recomendados
Disciplina e responsabilidade: duas palavras importantes para você que quer começar a treinar. A primeira se refere ao treino em si – e ao comprometimento para seguir à risca a cartilha.
A segunda está ligada a tudo que envolve a prática esportiva, desde exames prévios até cuidados necessários após a atividade – como alimentação, alongamento, relaxamento e descanso.
Em primeiro lugar, uma avaliação preliminar é fundamental. Um hemograma completo, além de um eletrocardiograma e outros exames solicitados conforme o médico julgar conveniente, fornecerá informações precisas sobre o histórico de saúde e a presença de doenças como diabetes ou hipertensão.
Abaixo, listamos alguns exames de praxe para qualquer pessoa que deseja começar na prática do exercício físico.
Eletrocardiograma
Monitorando os batimentos cardíacos e a frequência do coração, o exame é capaz de, com base em gráficos, indicar se o paciente sofre com algum tipo de descompasso, arritmia, sopro, inflamações – e até risco de infarto.
Além do eletrocardiograma, existe também o ecocardiograma – exame mais dedicado a analisar a estrutura do coração e conferir se há deformidades, tumores ou outros problemas.
Para saber como prevenir doenças coronárias, recomendamos o artigo 4 maneiras de prevenir doenças cardiovasculares.
Exames da Tireoide
A tireoide é uma glândula intimamente ligada à produção hormonal do corpo humano. Qualquer disfunção pode acarretar em graves mudanças no funcionamento do organismo, por isso é importante reconhecer os sinais de que algo não vai bem com sua tireoide.
Observar os índices de T3, T4 e TSH (os hormônios da tireoide), permitem saber uma série de indicativos. Se muito elevados, podem causar arritmia cardíaca e aumento da temperatura corporal, dois dos sintomas que caracterizam o hipertiroidismo.
Se muito baixos, o que configura o hipotiroidismo, isso pode dificultar o paciente a suportar a carga de exercícios, aumentando a chance de dores musculares e eventuais lesões – sem contar a falta de ânimo para seguir em frente com o programa de exercícios físicos.
Glicemia
Controlar o índice glicêmico – a quantidade de açúcar no sangue – é fundamental para inibir o desenvolvimento da diabetes – doença que pode causar uma série de outras complicações no organismo.
Exame de Colesterol
Ele é o sinal de alerta de que algo pode estar errado. Com o monitoramento constante do colesterol, é possível saber se o índice de gordura no sangue está em desnível – e se isso apresenta um risco à saúde do sistema cardíaco.
O entupimento de artérias e a ocorrência de infartos fulminantes estão ligadas ao excesso de gordura e colesterol ruim no sangue.
A prática de esportes é fundamental para a manutenção de uma vida saudável e ativa. Oferece reforço muscular, gasto energético e terapia para o corpo e a mente, entre outros benefícios que a atividade física oferece para o corpo e para a mente, quando adaptada às realidades e condições do organismo.
Por isso, conhecer seus limites e potenciais é tão importante antes de começar a praticar atividade física. Respeite seu corpo, escolha uma atividade física que combine com você e entenda seus limites: antes da prática esportiva faça uma avaliação médica!