Ao longo da história, muitas doenças surgiram e colocaram em risco a saúde da sociedade. Em todos essas ocasiões, a vacinação foi essencial para superar as pandemias e dar tranquilidade à população.
Acompanhe e saiba de que modo as vacinas para gripe já existentes podem ajudar no combate à Covid-19.
Há um século a Gripe Espanhola aterrorizava o mundo
As doenças causadas por vírus e bactérias, na maior parte das vezes, surgem de forma abrupta. A rapidez com que podem se espalhar é capaz de fazer grandes estragos, como os que temos acompanhado nesse tempo de pandemia.
Há praticamente um século o mundo não enfrentava uma pandemia tão grave como a da Covid-19. Entre 1918 e 1920, a gripe espanhola vitimou milhões de pessoas em meio ao contexto da Primeira Guerra Mundial – foram, praticamente um terço da população mundial, à época.
Vale lembrar que o mundo estava em guerra e soldados doentes se aglomeravam em locais sem condições ideais para o bem-estar e não havia antibiótico para tratamento das infecções secundárias à gripe. Foi essa combinação de fatores levou ao alto índice de mortalidade.
Já se passou um século entre a gripe espanhola – que recebeu esse nome não por ter surgido na Espanha ou por ter naquele país o seu epicentro, mas porque a imprensa espanhola foi a primeira a divulgar a doença.
E o mundo, hoje, tem a seu favor maiores condições para diagnosticar, conter e tratar uma pandemia. Há uma rede de vigilância mundial apta a rastrear o vírus e emitir alertas que permitam a contenção da doença, temos remédios mais eficazes para barrar bactérias e canais de comunicação para conscientizar e ensinar os meios mais adequados para que a população se proteja.
No entanto, vacinação ainda é a melhor maneira para superar pandemias, inclusive a provocada pela Covid-19.
Vacinação é o meio mais eficaz de proteção contra doenças
O cenário de hoje, diante do novo coronavírus, é muito preocupante. Ao olharmos para a história é possível perceber que a vacinação foi a principal solução para controlar e até extinguir alguns vírus e doenças.
A varíola (sua vacina surgiu em 1796, na Inglaterra) e a poliomelite (cuja vacina foi criada em 1953), ao lado de tétano, coqueluche, rubéola, difteria, febre amarela, sarampo e gripe são exemplos de doenças superadas com a vacinação – leia aqui o que essas doenças nos ensinam sobre vacinação e superação da Covid-19!
É por meio da vacinação que se imuniza o maior número de pessoas, o que pode representar a erradicação da doença a médio e longo prazo.
Com o objetivo de estimular a imunidade do organismo, as vacinas anti-virais são produzidas a partir de fragmentos de vírus, de vírus mortos ou atenuados (mais fracos). Dessa forma, com doses certas, é possível “educar” o nosso sistema imunológico sobre a presença do invasor, levando à produção de anticorpos e ao aumento de nossa resistência.
O mundo em busca da vacina para superar a Covid-19
Atualmente, não existe nenhuma vacina contra a Covid-19, mas pesquisadores ao redor do planeta estão empenhados em obter essa vacinação tão desejada. Contudo, ainda não é possível afirmar quando teremos essa solução ou mesmo um remédio eficaz para combater o problema, especialmente em relação aos casos mais graves.
Enquanto não surge a vacina para a Covid-19, contudo, o calendário da vacinação contra a influenza, vírus da gripe que também afeta muitas pessoas todos os anos – especialmente idosos e crianças – foi antecipado no Brasil como forma de colaborar para amenizar o grave quadro da pandemia.
Isso porque a vacinação contra a influenza não protege do coronavírus, mas pode ajudar – e muito – os profissionais de saúde a realizarem diagnósticos sobre a Covid-19, uma vez que podem descartar uma série de sintomas na triagem da população já vacinada – ou seja, a vacinação é essencial para o momento atual e para o futuro. Além disso, evitando a gripe, mantém a imunidade dos pacientes em alta, o que é muito importante na luta contra o novo vírus.
Por isso, mais do que nunca, manter o calendário de vacinas é essencial para continuar com o organismo saudável e o sistema imunológico fortalecido. E já que o distanciamento social é o maior remédio contra o novo coronavírus, pensamos em uma forma de atender a todos entregando um serviço de qualidade.
O Vita Check-Up oferece a possibilidade de agendar vacinação em sua própria residência, onde profissionais experientes e pautados em normas de boas práticas de higiene, vão até você e sua família para que você não precise ir até uma clínica onde pode haver a aglomeração e riscos à saúde.