Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

4 maneiras de prevenir doenças cardiovasculares

4 maneiras de prevenir doenças cardiovasculares

De acordo com a American Heart Association (AHA), cerca de 80% das doenças cardiovasculares (o que inclui ataques do coração, doenças cardíacas e infartos) podem ser prevenidas. 

Alguns fatores de risco aumentam a chance de contrair esse tipo de problema- e não podem ser remediados -, tais como a idade, sexo e histórico familiar em relação a doenças cardíacas.

Contudo, vários fatores de risco podem ser repensados – e só depende de uma mudança de hábito. O tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão e o estresse são aspectos que contribuem para um quadro clínico crítico.

A chave para controlar a ocorrência de doenças cardiovasculares está nos hábitos combinados com check-up médico regular. Fazer o monitoramento da pressão sanguínea, assim como do colesterol, evita que os altos índices prejudiquem o funcionamento do coração ocasionando doenças cardiovasculares.

Manter hábitos saudáveis, como a prática esportiva, uma dieta balanceada, e uma boa noite de sono também ajudam a colocar o organismo em dia – e sob uma boa condição. Entenda: não é a doença cardíaca que mata sem avisar, mas sim os hábitos diários que prejudicam a saúde do seu coração.

Ter uma rotina saudável passa também por avaliações médicas regulares. Encarar uma rotina de check-up constante permite a você monitorar sua saúde com exatidão, agindo conforme as recomendações do especialista. A ausência de exames de rotina é um risco a mais para a saúde, pois dificulta a análise mais ampla do quadro clínico do paciente.

Veja como prevenir as doenças cardiovasculares

Vamos listar abaixo quatro dicas para ajudar você a prevenir a ocorrência de doenças cardiovasculares. Veja a seguir.

Check-up médico preventivo

Fazer check-up ao menos uma vez ao ano é o recomendado para aqueles que não tem doenças crônicas e nem precisam de acompanhamento médico.

Como falamos acima, existem fatores – até genéticos – que podem contribuir para a ocorrência de doenças cardíacas. Entre eles, pressão alta e altos índices de colesterol são prejudiciais à saúde do coração.

Ter controle desses indicativos, por meio de exames preventivos, é uma medida que vai garantir a sua segurança e, por consequência, o bem-estar. 

Dieta balanceada

Boa parte dessas taxas, como colesterol, pressão alta e triglicérides – para mencionar apenas alguns – podem ser controladas a partir de uma dieta balanceada.

De acordo com pesquisas do Ministério da Saúde, ingerir frutas, legumes e verduras diariamente diminui em 30% as chances de infarto. Cada alimento desempenha uma função no organismo e, por isso, é importante ter uma dieta variada para absorver os diferentes nutrientes necessários.

Prática Esportiva

Quem pratica exercício físico regularmente reduz em até 14% a ocorrência de doenças cardiovasculares. Mas lembre-se: para a realização de qualquer tipo de atividade física regular, recomenda-se uma ida ao médico e a realização de exames prévios.

O estilo de vida também contribui bastante para um cotidiano mais ativo – e mais saudável. Optar por escadas em vez de elevadores, preferir a caminhada ao carro ou transporte público e investir o tempo em outras atividades ao ar livre é a melhor escolha.

Mente e Corpo em sintonia

Corpo são, mente sã… Você com certeza já ouviu esse ditado. Os dois caminham juntos na manutenção de um estado de bem-estar. E é por isso que, além de cuidar do corpo mediante a prática de exercícios e visitas regulares à clínicas de check-up, é preciso relaxar a mente e se abster do estresse.

Doença contemporânea, o estresse também é um fator de risco para doenças cardiovasculares pelo desequilíbrio que causa no organismo. Ansiedade, irritabilidade, perda da capacidade de concentração e insônia são sintomas de uma rotina estressante.

Atividades físicas e mudanças de hábito, como práticas de relaxamento (terapia, ioga, etc, ajudam a levar uma vida mais leve) e abstenção de fumo e bebidas alcoólicas são recomendadas para um melhor cuidado com o organismo.

Gostou das nossas dicas? Fique atento às redes sociais do Vita Check-up e confira as principais novidades, pesquisas e tendências no campo da saúde.

Compartilhe
×