Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Os perigos do uso abusivo de antibióticos

O uso abusivo de antibióticos não só pode ser ineficaz no tratamento da doença como causar danos graves à sua saúde. Saiba mais!

Você é daqueles que, ao menor sinal de que uma doença se aproxima, corre para tomar aquele medicamento indicado por um parente ou que tanto ajudou aquele seu colega de trabalho? Pois saiba que o uso abusivo de antibióticos e de outros medicamentos, embora pareça um hábito inocente, pode trazer sérios prejuízos à sua saúde.

Quando utilizados sem a prescrição médica adequada ou ainda em doses e com frequência inapropriadas — você deve conhecer alguém, por exemplo, que abandona o uso do medicamento indicado pelo profissional de saúde tão logo os sintomas cessam — os antibióticos passam de aliados do seu bem-estar físico a potenciais gatilhos para problemas graves de saúde.

Entenda melhor e saiba como utilizar essa classe de medicamentos da maneira correta!

Afinal, o que são antibióticos?

Os antibióticos são medicamentos desenvolvidos com o objetivo de combater infecções provocadas por algumas classes de micro organismos, como as bactérias. 

Embora sejam eficientes quando utilizados para o fim a que foram destinados, os antibióticos não são efetivos no combate à doenças causadas por outros tipos de micro organismos, como os vírus.

Portanto, eles não devem ser utilizados, por exemplo, para combater doenças como gripes e bronquiolites, que exigem uma classe exclusiva de medicamentos para serem tratadas.

Quais são os perigos do uso abusivo de antibióticos?

O uso abusivo de antibióticos é um hábito que vem preocupando até mesmo autoridades em saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde  (OMS), essa classe de medicamentos vem sendo utilizada sem a prescrição médica adequada em até dois terços dos casos.

Mesmo quando são prescritos por profissionais de saúde, estima-se que sua utilização é desnecessária em até 50% das indicações. Quando utilizado de maneira indiscriminada, sem a prescrição adequada ou com posologia incorreta, o uso de antibióticos favorece o surgimento das chamadas superbactérias.

Em palavras simples, isso quer dizer que quando você usa o medicamento por um tempo menor do que deveria, com dosagem ou prescrição errada ou mesmo com uma frequência desnecessária, a bactéria cria mecanismos de defesa e resistência ao antibiótico, o que torna o tratamento da doença muito mais difícil e prolongado.

O problema é tão sério que a multiplicação dessas superbactérias pode ser fatal em pacientes debilitados por enfermidades graves ou submetidos ao ambiente hospitalar, e trazer consequências graves para pessoas em tratamento contra doenças que, em princípio, poderiam ser simples, como infecções urinárias e respiratórias de menor porte.

Além disso, o uso abusivo de antibióticos — ou de qualquer outro medicamento sem prescrição médica — pode mascarar sintomas de algumas enfermidades, dificultando o diagnóstico e tratamento correto, bem como provocar efeitos colaterais de maior expressão, como úlceras, gastrites ou mesmo hemorragias digestivas.

Também é importante considerar que o uso abusivo de antibióticos pode provocar problemas renais e hepáticos, uma vez que esses órgãos são responsáveis pela metabolização e filtragem dessas substâncias.

Por fim, mas não menos importante, a utilização indiscriminada de medicamentos pode prejudicar a formação e o desenvolvimento do feto em gestantes ou lactantes, já que algumas substâncias podem passar para o organismo do bebê por meio do leite.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos:

Em busca do sucesso profissional sem abrir mão da vida pessoal? Nosso ebook vai mostrar como!

Saiba como a vacinação ajuda a prevenir doenças de inverno

Confira os sinais do excesso de açúcar em nossa dieta

Fadiga ou cansaço: você sabe a diferença?

Como evitar que isso aconteça?

Para evitar que o uso abusivo de antibióticos acabe prejudicando a sua saúde, o melhor caminho é mesmo a prevenção! Realizar exames preventivos regularmente possibilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das mais diversas enfermidades.

Em palavras simples, com a realização de exames preventivos, o profissional de saúde é capaz de identificar corretamente doenças em seus estágios iniciais e realizar a prescrição medicamentosa mais conveniente para cada caso.

Dessa maneira, você não fica exposto aos perigos decorrentes da automedicação e do uso excessivo de antibióticos, eliminando ou atenuando os sintomas e tratando a enfermidade sem provocar efeitos colaterais sérios ou complicações de maior porte.

Ao criar uma rotina de exames preventivos e visitas regulares a um médico de sua confiança, você não só garante o tratamento correto para eventuais doenças como também aumenta as chances de preveni-los com a adoção de um estilo de vida mais saudável e outras medidas propostas pelo profissional de saúde.

Por isso, antes de ingerir aquele antibiótico que foi muito eficiente no tratamento da enfermidade de um parente ou colega, invista em exames preventivos e consultas de rotina com um médico que conheça seu histórico clínico. Sua saúde agradece!

Gostou de entender menor porque o uso abusivo de antibióticos pode ser prejudicial à sua saúde? Então aproveite para assistir o vídeo que explica melhor o que são e qual é a importância dos exames preventivos e comece a cuidar do seu bem-estar!

Compartilhe
×