Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Testes genéticos ajudam a prevenir o câncer

Testes genéticos ajudam a prevenir o câncer

Não é de hoje que o câncer vitima pessoas. Mas no tempo contemporâneo, com certeza, o câncer se tornou uma das principais causas de morte.

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório da Oncologia, ferramenta vinculada ao movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o câncer se tornou a principal causa de óbito em pelo menos 10 municípios brasileiros, superando casos como doenças cardiovasculares.

O estudo, que levou em conta os dados mais recentes do Ministério da Saúde, ainda mostrou que 80% das cidades em que o câncer assumiu protagonismo como principal causa de óbito estão nas regiões sudeste e sul.

Especialistas do Inca afirmam que há relação direta entre o envelhecimento da população e o surgimento de casos de câncer. Por essa razão, regiões do país com maior expectativa de vida não raro podem apresentar maiores índices de aparecimento da doença.

O câncer pode ocorrer por conta de herança genética

Existem diversos tipos de câncer, desde os que podem atacar diferentes partes do corpo de forma simultânea (metástase), com grande potencial destrutivo, até aqueles que demoram anos para se manifestar, cultivando adormecido.

A maior semelhança entre eles é que, invariavelmente, eles representam uma alteração do material genético das células, o que desregula os mecanismos de divisão e provoca a morte das estruturas celulares.

As motivações para o desenvolvimento de um câncer podem ser diversas: desde fatores ambientais, a alterações no DNA ao longo da vida ou pré-disposição genética. 

O quesito hereditariedade, inclusive, corresponde entre 5% a 10% dos casos de câncer. Considerando o cenário geral, os casos que tem influência da hereditariedade, ou seja, casos em que o fator que altera o material genético já vem herdado do pai ou da mãe, são minoria.

No entanto, como a incidência da doença na população brasileira é cada vez mais frequente, o número de casos marcados pela hereditariedade não é desprezível – pelo contrário.

Mas como saber a propensão a desenvolver um câncer hereditário? Existem alguns sinais de alerta aos quais é preciso prestar atenção. Listaremos a seguir.

  • Identificar, na família, casos de câncer que surgem de forma mais precoce. Por exemplo: câncer de mama, normalmente, se manifesta depois dos 50 anos. Na maioria dos casos que a doença surge antes, acontece por fator hereditário;
  • Quanto mais familiares com o mesmo tipo de câncer, maiores as chances da doença ser hereditária;
  • Verificar se há casos de câncer na família em pessoas que também tiveram problemas de má formação no nascimento.

Testes genéticos ajudam a prevenir o câncer!

O acompanhamento rigoroso do organismo é a melhor forma de prevenir doenças e manter a saúde e o bem estar.

O teste genético é a melhor forma de saber se determinado caso de câncer é causado por questão hereditária. E também permite ao paciente antecipar um diagnóstico, realizando tratamento de forma precoce e aumentando em mais de 80% as chances de cura.

Além de antecipar, investigar e garantir um diagnóstico mais preciso acerca da doença, os testes genéticos ainda oferece outros benefícios aos pacientes. São eles:

  • Ajuda a orientar melhor as decisões médicas a partir de sondagens e investigações precisas com base no material genético;
  • Fornece informações valiosas para pessoas diagnosticadas com a doença definirem o caminho do tratamento;
  • Alerta familiares e promove a conscientização a respeito da incidência e dos riscos de desenvolver determinado tipo de câncer.

É fundamental, no entanto, que os testes genéticos sejam realizados e supervisionados por profissionais de confiança.

Centro de medicina preventiva com experiência no mercado, o Vita Check-Up acredita que os testes genéticos são o que há de mais moderno na junção da tecnologia e ciência em prol do diagnóstico.

Contamos com estrutura de ponta, laboratório moderno, uma gama ampla de testes e profissionais capacitados para orientar, supervisionar e diagnosticar qualquer alteração genética a partir de testes genéticos precisos. Quer conhecer mais? Clique aqui!

Compartilhe
×