Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Veja alguns cuidados simples que ajudam a fortalecer os ossos

Veja alguns cuidados simples que ajudam a fortalecer os ossos

A estrutura óssea é parte fundamental da sustentação do nosso corpo. E com o passar dos anos, dependendo do estilo de vida, o enfraquecimento da ossatura surge como um quadro cada vez mais comum, sendo essencial cuidados que possam fortalecer os ossos.

Doenças como osteopenia e osteoporose envolvem alguns fatores de risco, entre eles, como já mencionamos, a idade. A perda óssea, e a baixa nos níveis de vitaminas e minerais como cálcio, é natural com o passar do tempo, mas também pode sofrer interferência de questões genéticas – a hereditariedade pode pesar no quadro.

Falta de exercício, uma vida sedentária e permeada por excessos forma a combinação propícia para a ocorrência de um caso de fraqueza óssea. Consumo demasiado de álcool, fumo, uma dieta desregulada e excesso de açúcar podem acarretar em problemas ósseos tardiamente.

As consequências da fragilidade óssea podem ser variadas, da dificuldade progressiva no andar à propensão à fraturas ou quedas com maior facilidade. E, por isso, cuidar da saúde dos ossos, a partir de técnicas de medicina preventiva, é a melhor escolha para garantir uma vida saudável.

Existe uma dieta que pode fortalecer seus ossos!

Não se trata de nenhuma receita pré formada. Mas sim alguns alimentos que são boas fontes de vitaminas e minerais – e que ajudam a fortalecer a saúde dos ossos. Falaremos sobre essa alimentação saudável a seguir.

O cálcio é o mineral mais importante na construção da estrutura óssea do corpo. Seu consumo se faz ainda mais fundamental na adolescência, em que o corpo humano encara um período de desenvolvimento hormonal e crescimento acentuado.

Manter altas taxas de vitamina D e cálcio, por exemplo, sobretudo na terceira idade, ajuda a prevenir doenças ósseas e a fortalecer os ossos. Cuidado com o consumo de café e proteína, já que podem ser obstáculos à retenção de cálcio pelo organismo – especialistas recomendam no máximo 5 xícaras de café por dia.

Investir em fontes de cálcio é a melhor escolha: vegetais, verduras de folha escura, e peixes gordurosos como salmão, sardinha e bacalhau – mas evite misturar a ingestão desses alimentos com fibras, pois essas dificultam a absorção do mineral pelo organismo.

Confira a seguir a necessidade diária do cálcio para fortalecer os ossos:

· Do nascimento aos 6 meses (o aleitamento materno é suficiente) = 400 mg
· 6 a 12 meses = 600 mg
· 1 a 5 anos = 800 mg
· 6 a 10 anos = 800 mg a 1 200 mg
· 11 a 24 anos = 200 mg a 1 000 mg
· 25 a 50 anos = 1 000 mg
· Gestantes e mulheres que amamentam = 1 200 mg
· Acima de 65 anos = 1 500 mg

* Informações retiradas do Guia Alimentar para População Brasileira

A importância de mexer o esqueleto para fortalecer os ossos

A osteoporose não dá sinais claros. Fadiga, dificuldade ao caminhar e, claro, as fraturas recorrentes podem ser os indicativos mais perceptíveis de que algo não vai bem com a saúde dos ossos.

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), após os 50 anos, a doença atinge uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens. Por essa razão, manter o organismo ativo e praticar exercícios com frequência é uma ótima forma de fortalecer os ossos e diminuir a chance de problemas.

Fazer atividade física, ao menos 30 minutos, diariamente, com exposição ao sol, é a prática perfeita para cuidar da saúde dos ossos. Exercício para o organismo e vitamina D direta através dos raios solares. Bike, corrida, ginástica, natação, futebol, entre outros esportes, são benéficos. Só o que não vale é ficar parado – e ser consumido pela perda óssea.

Prevenir é melhor do que remediar!

O ditado nunca falha. A medicina preventiva é uma grande aliada no combate aos problemas ósseos. Por isso, nunca deixe de se consultar com um especialista, e manter uma rotina de exames regulares, para sempre cuidar do bem-estar do seu corpo e fortalecer os ossos.

Muitas vezes combinar fármacos com a prática de atividades físicas e bons hábitos é um caminho para coibir a perda óssea. Mas, claro, tudo mediante orientação médica. 

O Vita Check-Up tem programas personalizados de medicina preventiva que atendem a nível individual e corporativo. Conheça nossa cartela de serviços e aproveite para já fazer seu agendamento online.

Para ficar por dentro de novidades e outras informações a respeito do cuidado com o corpo, qualidade de vida e bem-estar, mantenha-se antenado no blog do Vita Check-Up.

Compartilhe
×