Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Conheça os sintomas e tratamentos para a Andropausa

Conheça os sintomas e tratamentos para a Andropausa

Andropausa é uma doença decorrente da diminuição na produção de hormônios, como a testosterona, pelos testículos. O envelhecimento das glândulas, em alguns casos, pode acarretar um quadro de Andropausa.

O termo, inclusive, foi criado em alusão a menopausa – processo pelo qual passam as mulheres quando enfrentam a queda na produção de estrógeno e progesterona. Entre as mulheres, a menopausa indica o fim do ciclo reprodutivo, manifestando-se geralmente após os 50 anos.

No caso dos homens, com relação à Andropausa, o processo é mais lento. A queda na produção de testosterona, hormônio sexual masculino, nem sempre reflete sintomas característicos da doença. Ondas de calor e mal-estar só aparecem em casos de queda acentuada no nível hormonal.

Os fogachos, aqueles calores momentâneos, acontecem de forma mais gradual no caso dos homens, e nem sempre despertam o desconforto tão aclamado pelas mulheres.

De acordo com pesquisas sobre o tema, a doença decorrente da queda de hormônios deve acometer um terço da população mundial acima dos 60 anos.

Considerando que o declínio na produção dos hormônios, entre eles a testosterona, acontece na faixa dos 45 a 50 anos, esse quadro demora a se manifestar em alguns casos.

Quais os sintomas da Andropausa?

Os sintomas podem ser os mais variados. Em primeiro lugar, nem todos que sofrem com a Andropausa apresentam queda hormonal significativa.

Isso pode variar de paciente para paciente – e por essa razão é recomendado o acompanhamento dos níveis hormonais através de uma rotina de check-ups.

Além do envelhecimento, sintomas comuns que podem levar ao diagnóstico de um quadro de Andropausa são alterações de humor, cansaço extremo e sensação de perda de energia, perda de líbido e disfunção erétil, perda de massa óssea e massa muscular.

A disfunção hormonal decorrente da doença também pode ser um facilitador para o aparecimento de outros problemas como aumento nos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão

Isso porque o déficit de testosterona, sobretudo, tem influência relevante sobre os níveis de glicose e lipídios no sangue. 

Existe tratamento?

É claro! A Andropausa não é uma doença crônica e pode ser tratada de inúmeras maneiras.

Uma das possibilidades de tratamento é via reposição hormonal. Mas há de se tomar cuidado com os níveis ingeridos pelo organismo. E tudo deve ser feito de acordo com as instruções de um especialista.

Antes do início de qualquer tratamento, é preciso ter certeza do diagnóstico. A forma mais indicada de se observar os níveis hormonais é através de um exame de sangue simples.

Outros fatores como apneia do sono, câncer de próstata e outros problemas relacionados ao desenvolvimento das células também devem ser observados à parte.

Lembre-se: para avaliar a eficácia do tratamento com reposição hormonal, recomenda-se expressamente a consulta e acompanhamento de um urologista.

Uma vez que a Andropausa decorre do envelhecimento, e do déficit de produção de hormônios, não existe prevenção para a doença. É uma condição natural e irreversível da saúde masculina às portas da terceira idade.

Mas a Andropausa não precisa afetar a rotina e bem-estar do homem. É possível manter-se livre de sensações indesejadas e problemas que afetem a saúde mental e fisiológica no dia a dia.

Conheça nossos programas de check-up voltados para homens e procure manter uma rotina ativa de exames preventivos. Com isso, é possível monitorar taxas e prevenir eventuais problemas que possam afetar a saúde.

O Vita Check-Up tem programas individuais e corporativos de check-up, contando com diversas especialidades e um atendimento personalizado. Fique por dentro e agende já sua avaliação com um de nossos especialistas.

Compartilhe
×