Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Pesquisas comprovam: o amor faz bem à saúde!

Pesquisas comprovam: o amor faz bem à saúde!

Quem aí nunca se apaixonou que atire a primeira pedra. Quando correspondido, o amor é considerado por muitas pessoas como “a melhor coisa do mundo”. Você sabia, no entanto, que, de fato, o amor faz bem à saúde?  

Aproveitamos que esta é a semana dos namorados para falar um pouquinho sobre o assunto. Acompanhe!

6 benefícios do amor para a saúde

A sensação de estar apaixonado e ter uma relação estável favorece tanto a saúde emocional, quanto a física e mental. Confira, a seguir, de que formas o amor faz bem à saúde: 

1) Felicidade e segurança emocional

A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor e, de acordo com um estudo da Escola de Medicina de Harvard, ela é liberada quando há contato físico, por exemplo — como um abraço, um beijo ou, mesmo, durante o sexo. Situações como essas também intensificam a ligação que uma pessoa possui com o seu parceiro, e provocam sensações como a calma, a alegria e a segurança.

Por sua vez, uma pesquisa da revista científica britânica Nature apontou que esse mesmo hormônio é capaz de elevar os níveis de confiança entre as pessoas — não só em termos de relacionamentos amorosos, mas, também, quando se trata do amor materno e, inclusive, de laços sociais.

Outra que também se faz bastante presente no cérebro de quem está apaixonado é a dopamina — o neurotransmissor do prazer. 

2) Redução dos níveis de depressão e ansiedade

Segundo o que apontou um relatório do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, pessoas casadas e que assim permanecem têm seus níveis de depressão reduzidos —  visto que, em geral, sentem-se menos sozinhas. 

Também, conforme uma pesquisa publicada na revista médica internacional Neuroendocrinology Letters, quando uma pessoa forma laços com alguém, acontecem mudanças psicológicas capazes de diminuir os níveis de ansiedade.

Aliás, você sabe a diferença entre estresse e ansiedade? Vale a pena descobrir!

3) Pressão sanguínea mais baixa 

Pesquisadores do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos também observaram que pessoas casadas apresentam menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares — bem como, apresentam pressão arterial mais baixa.

Quem ratifica as informações é o Colégio Americano de Cardiologia, através de um estudo realizado com 3,5 milhões de voluntários solteiros, casados e viúvos, mostrou que aqueles que tinham menos de 50 anos e possuíam um cônjuge apresentavam 12% menos riscos de desenvolver uma doença vascular. Já entre os casais de 51 a 60 anos, esse percentual caia para 7%, mas, ainda era uma vantagem em comparação a quem não tinham um parceiro. 

Vale salientar, no entanto, que se trata do casamento também em termos de qualidade — ou seja, de uma vida em família feliz — e não apenas do fato de estar casado. 

4) Fortalecimento do sistema imunológico

O fortalecimento do sistema imunológico é uma consequência de outros benefícios já citados aqui. Como mencionado, estar apaixonado ou em uma relação estável traz segurança emocional e reduz os níveis de depressão e estresse — problemas esses, por sua vez, que impactam negativamente o sistema imunológico, e tornam o corpo mais suscetível ao desenvolvimentos de doenças.

Nesse sentido, com o fortalecimento do sistema imunológico, consequentemente, também pode-se reduzir as visitas ao médico. 

5) Cicatrização mais acelerada

Isso mesmo, é possível que um relacionamento feliz contribua para que feridas na pele cicatrizarem de forma mais rápida. Pelo menos foi o que concluíram pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Ohio (EUA), quando examinaram casais com bolhas nos pés.

De acordo com o estudo, as feridas dos casais que conviviam de maneira harmoniosa cicatrizaram até duas vezes mais rápido do que as dos cônjuges que aparentavam ser hostis um com o outro. 

6) Mais tempo de vida   

Existem pesquisas que indicam que pessoas casadas vivem mais – acesse dicas para longevidade com saúde e bem-estar. Dentre as explicações para isso estão dois aspectos principais. Um deles é o fato desse tipo de relacionamento contribuir para o sustento mútuo, em termos de benefícios financeiros, por exemplo — além disso, a longo prazo, também existem os filhos que proporcionam suporte.

O outro aspecto está ligado ao fato de uma relação estável proteger, de certa forma, as pessoas de sentimentos negativos, como o isolamento e a solidão. 

Esses seis exemplos de como o amor faz bem à saúde são apenas alguns dos benefícios de estar apaixonado e em um relacionamento estável — mas, pode haver muito mais emoções positivas e vantagens envolvidas nessa experiência.

Permita-se ser feliz e, de quebra, contribua para a sua saúde e maior qualidade de vida! Mas, não esqueça, o amor também é cuidar do outro — incluindo a família e os amigos. Que tal aproveitar para cuidar da saúde de todos? 

Nós da VITA Check-Up estamos aqui para isso. Somos a mais completa clínica de check-up do Rio de Janeiro, e queremos ajudar você a cuidar tanto da sua saúde, quanto a proteger a saúde da sua família, dos seus amigos e do seu amor. 

Entre em contato conosco e marque uma avaliação para você e todos que você ama

Compartilhe
×