Quem nunca quis ter uma boa noite de sono e não conseguiu?
Segundo dados do Instituto do Sono, 63% dos brasileiros adultos se queixam de problemas relacionados ao sono, como a insônia.
Em uma análise detalhada o estudo apontou que em São Paulo, 25% da população enfrenta dificuldades para dormir, 27% acorda precocemente e 36% têm dificuldade de manter o sono.
Mas, o que causa a dificuldade para dormir?
As rotinas agitadas, são apontadas como uma das principais causas que dificultam uma boa noite de sono.
O estresse acumulado durante todo o dia, deixa o corpo em um estado de agitação e de inquietude. Além disso, a produção inadequada de serotonina, que ajuda na regulação do sono, também pode ser um fato a ser analisado.
Diante dessa dificuldade, que é muitas vezes desgastante, o mais prático e simples acaba sendo o uso de medicamentos que induzem o sono, mas essa não é a melhor opção.
Pensando nisso, neste blog reunimos 5 dicas especiais que vão te ajudar a conquistar boas noites de sono. Confira:
Ritual do sono
Pelo menos 4 horas antes de dormir busque evitar o consumo de álcool, bebidas ou alimentos com cafeína e doces. A cafeína e o açúcar possuem efeitos estimulantes, que podem prejudicar o início e até mesmo o prolongamento do sono.
Por sua vez, as bebidas alcoólicas irritam o estômago, o que causa um desconforto gástrico durante a noite, além disso, aumentam a diurese, provocando despertares durante a noite para urinar.
Outro ponto importante nesse ritual é criar o hábito de ir para a cama sempre no mesmo horário. Seu metabolismo irá demorar para processar oscilações de horário, por isso tente manter uma rotina, inclusive aos finais de semana.
Mantenha um ambiente favorável para o sono.
As baixas temperaturas são a escolha certa, então evite o calor na hora de dormir. Segundo o neurocientista britânico Matthew Walker, responsável por um laboratório de sono na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, o ideal é manter a temperatura mais fria, entre 18 e 18,5 graus Celsius.
Caso você more em um local frio, fique atento para que o ambiente não fique quente demais, com o uso de aquecedor.
Para quem mora em locais muito quentes, o ideal é manter sempre uma circulação de ar e se possível regular a temperatura com o auxílio de um ventilador ou do ar-condicionado.
Isso permitirá que seu corpo alcance a temperatura ideal para iniciar um sono profundo e saudável.
Não fique na cama se não estiver dormindo
Nada de ficar na cama mexendo no celular ou assistindo TV. Se não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique deitado na cama, muito menos tentando ocupar a sua mente com distrações.
Levante-se e busque realizar uma atividade relaxante, como ouvir uma música, ler um livro ou meditar. Só volte para cama quando estiver preparado para dormir.
Durma no escuro
Segundo Walker, as luzes podem causar uma desorientação profunda no sono, até mesmo a iluminação pública que adentra a nossa casa pode ser prejudicial ao sono.
O indicado é a busca pela total escuridão, uma boa opção é o uso das já conhecidas cortinas blecautes.
Além disso, o uso de dispositivos eletrônicos ou qualquer outra fonte de luz deve ser evitado, por isso mantenha tudo desligado.
Não durma logo após uma refeição
O ideal é que você se alimente até 3 horas antes de se deitar, para que assim a digestão seja feita por completo. Além disso, na última refeição do dia, opte por alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos.
Pois, durante o sono, o metabolismo fica mais acelerado e os alimentos de difícil absorção fazem o fluxo sanguíneo no estômago aumentar, enquanto o resto do corpo está mais relaxado, podendo causar refluxo.
Tenha mais qualidade de sono com o Vita
O Estudo do Sono Vita Check-up é mais um serviço de ponta voltado à saúde.
Através de um pequeno sensor é efetuada a medição contínua da saturação de oxigênio no sangue, indicando se o paciente possui ou não a Apneia/Hipopneia do Sono.
Usando um sensor sem fios, exclusivo do Vita Check-up, o monitoramento do sono é feito na residência do paciente, de modo prático e confortável, na hora de dormir a pessoa coloca o sensor no dedo e os dados são enviados à clínica, via aplicativo instalado no smartphone.
Para saber mais sobre o monitoramento acesse o link.