Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

FARMACOGENÉTICA E NOSSO COMPROMISSO COM A CIÊNCIA

Farmacogenetica nosso compromisso com a ciencia

por José Antonio Diniz | 22/09/2023 | FarmacogenéticaFarmacogenômicaMedicina de Precisão

O comunicado de hoje é especial para os prescritores e, também, para os clientes dos nossos testes.

O laboratório parceiro da ConectGene para testes farmacogenéticos é o Inagene (www.inagene.com), um laboratório canadense altamente especializado, focado apenas em testes farmacogenéticos.

Como uma empresa comprometida com a melhoria contínua, a Inagene decidiu remover dos seus relatórios, a partir do final de setembro/23, as informações genéticas que eram baseadas em estudos preliminares. Embora sempre tenha sido muito claro em seus relatórios que algumas das recomendações entregues se baseavam em estudos preliminares, a opção agora é pela sua remoção, como forma de priorizar a evidência científica que deve embasar as informações farmacogenéticas.

Confira: Farmacogenética no Transtorno Bipolar

Como a própria expressão diz, as recomendações com base em estudos preliminares significam associações gene-droga que são provenientes da literatura publicada, mas que ainda não foram replicadas e, portanto, carecem da boa validação científica para de fato poder dar suporte e bem orientar as decisões de prescrição.

As novas versões dos nossos relatórios incluirão apenas recomendações que aderem a padrões rigorosos de evidências estabelecidos por consórcios de especialistas como o CPIC (https://cpicpgx.org/) e PharmGkb (https://www.pharmgkb.org/), entidades responsáveis por emitir diretrizes com base em estudos publicados e por classificar os níveis de evidência da relação gene-droga. Além disso, obedecem a orientação de grupos reguladores, como o FDA, por exemplo, instituições que devem ser consultadas para a obtenção dos consensos científicos.

A decisão por essa alteração, portanto, é baseada em evidências que sugerem que o fornecimento de informações preliminares pode ser prejudicial para os resultados dos pacientes, pois houve casos baseados em relatos pessoais, e não de fato em pesquisas, que induziram os prescritores a alterarem tratamentos com base em dados preliminares. Por esse motivo, a comunidade internacional de farmacogenética não apoia mais a inclusão de dados preliminares em relatórios.

Pela mesma razão de não mais oferecer informações que não tenham boa base de evidência científica é que foram suprimidas também as informações sobre canabinoides, cujo uso aliás não é reconhecido em psiquiatria como de validade comprovada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (veja manifesto aqui).

Leia também: Farmacogenética na Terapia Antiplaquetária.

Esperamos que você entenda que, em essência, estamos tornando nossos testes ainda mais precisos e principalmente esperamos que você continue nos prestigiando com suas prescrições.

Vita e ConectGene: compromisso com a ciência e com o melhor teste farmacogenético para você.

Ficou interessado? Então acesse nosso site, redes sociais e venha conhecer um pouco mais sobre este exame, com nossas especialistas.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

Compartilhe
×