Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Você tem cuidado adequadamente de sua saúde vocal?

Você tem cuidado adequadamente de sua saúde vocal?

Embora a voz seja um dos principais veículos da comunicação humana e instrumento de trabalho para um grande número de profissionais — de acordo com a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, um terço das profissões tem seu exercício vinculado a esse recurso —  a saúde vocal nem sempre é tratada com o cuidado que merece.

Pensando nisso, elaboramos um guia com cuidados simples, mas altamente eficazes, para auxiliar quem quer cuidar da sua saúde vocal. Acompanhe a leitura e aproveite a quarentena para cuidar da sua voz!

7 dicas para manter sua saúde vocal sempre em dia

1. Fique atento aos sinais de desgaste

Você tem ficado rouco com alguma frequência? Sente dor ou dificuldade quando precisa falar por um período um pouco mais prolongado? Constantemente sente coceira ou irritação na garganta?

Se respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, não hesite em procurar um fonoaudiólogo. Esses são sinais comuns de que algo não vai bem com a sua saúde vocal, e ignorá-los pode provocar um agravamento do problema. 

2. Faça um check-up médico com regularidade

Embora estar atento aos sinais de desgaste seja importante, a prevenção é sempre um caminho mais seguro e mais efetivo quando o assunto é sua saúde. 

Por isso, não abra mão de fazer periodicamente um check-up médico para certificar-se de que a sua saúde está em dia. Dessa maneira, você pode descobrir precocemente qualquer tipo de problema e garantir que um eventual tratamento tenha maiores chances de ser bem sucedido.

Ao fazer um check-up médico, você também garante o correto acompanhamento de doenças como laringites, faringites e rinites, que podem ter reflexos na sua voz, e tem a chance de detectar problemas respiratórios que o levam a respirar pela boca e podem exigir um esforço maior para falar, o que traz reflexos na sua saúde vocal.

3. Evite pigarrear constantemente

Todas as vezes que você pigarreia para tentar se livrar daquela sensação incômoda provocada pela presença de secreção nas cordas vocais, obtém o efeito contrário e prolonga o problema.

Para evitar a necessidade de pigarrear com frequência, procure tomar goles de água ou deglutir e lembre-se: se o problema persistir, procure um médico para fazer um exame preventivo e garantir que não há nenhum outro problema mais sério mascarado pelo sintoma.

4. Verifique a temperatura das bebidas e alimentos

Se você quer manter a sua saúde vocal sempre em dia, fique bastante atento a temperatura das bebidas e alimentos que você ingere. Evite tanto os excessivamente quentes quanto os muito gelados, já que as alterações bruscas de temperatura podem causar danos nas pregas vocais.

5. Largue de vez o cigarro

Além dos inúmeros malefícios à sua saúde em geral e ao seu sistema respiratório, o cigarro também é um grande inimigo da sua saúde vocal. Mais um motivo para você abandonar de vez o hábito de fumar.

Além de causar irritações nas pregas vocais e deixar você muito mais suscetível a uma laringite e, em casos mais graves, ao câncer de laringe, o cigarro também resseca as cordas vocais, o que provoca rouquidão e faz com que seja necessário forçar ainda mais a musculatura para falar.

6. Procure não gritar nem sussurrar

Todas as vezes que você altera o seu tom de voz normal para se comunicar acaba aplicando um esforço maior nas cordas vocais, o que, em longo prazo, pode acabar favorecendo a formação de nódulos, que tornam a voz mais aguda e, em casos mais graves, podem até mesmo deixar você sem fôlego na hora de falar.

7. Hidrate-se constantemente

A hidratação é um dos cuidados chave para quem quer manter a saúde vocal sempre perfeita. Isso porque a ingestão de um volume adequado de água garante que as pregas vocais estejam sempre lubrificadas, o que diminui as chances de rouquidão ou de que você force excessivamente a musculatura.

O ideal é que você consuma cerca de dois litros de água por dia e não se esqueça: nada de líquidos gelados ou quentes demais!

Como você pode ver, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença quando o assunto é saúde vocal. Por isso, não abra mão de fazer um check-up médico periodicamente para assegurar o seu bem-estar!

Agora que você já sabe como cuidar da sua voz, aproveite para assinar a newsletter do Vita Check-Up Center para receber no seu e-mail notícias atualizadas sobre saúde e qualidade de vida! Entre em nosso site e deixe seus dados (no canto inferior direito).

Compartilhe
×