Estresse, maus hábitos alimentares e a ausência de uma rotina de check-up médico corporativo. Esses são alguns dos fatores que afetam a saúde e a produtividade dos colaboradores de uma empresa.
Mas a realidade vai um pouco mais além disso: a maioria das pessoas não está feliz no trabalho. O número exato é 85% – os dados são de uma pesquisa desenvolvida pelo Gallup e mostram que muitas pessoas estão insatisfeitas com seus empregos em todo o mundo.
Toda essa frustração afeta diretamente a saúde física e mental dos funcionários, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças crônicas – como o Diabetes e a Hipertensão – e da depressão.
É preciso entender esse novo cenário e como isso pode ser evitado em sua empresa através de medidas simples – como a adoção de um programa de check-up médico corporativo e outras ações. Siga na leitura para saber mais.
Uma triste estatística – mas totalmente compreensível
Há muitas razões que podem explicar estes números. Algumas empresas, voluntária ou involuntariamente, instilam práticas não tão boas que podem tornar os funcionários não apenas infelizes, mas francamente desanimados.
Muitas vezes as empresas não se comunicam corretamente. Ou, pior: apenas assumem que todos já sabem o que devem fazer.
Outras organizações não levam a sério o treinamento dos funcionários. Muitas pensam que é preciso apenas reunir algumas regras e boas práticas em um material impresso ou na intranet e isso seria o suficiente para ajudar os funcionários a entender as nuances de seu trabalho.
Um estudo da IBM revelou que os funcionários que não se sentem felizes em uma empresa estão 12 vezes mais propensos a trocar de emprego. Muitas vezes as empresas veem a formação de funcionários como uma despesa em vez de investimento e acabam pagando caro em termos de baixa produtividade e alta rotatividade.
A forma de supervisão pode ser um fator de risco para o estresse
Algumas empresas supervisionam suas equipes de modo inadequado. Ninguém se sente confortável, por exemplo, com um supervisor que paire sobre o seu ombro o tempo todo. Ao contrário do que alguns acreditam, esses métodos realmente não motivam os colaboradores a serem produtivos de fato, mas sim a buscarem formas de tentar sair da empresa – ao mesmo tempo em que destroem o trabalho em equipe e criam problemas de saúde que serão detectados através de um check-up médico corporativo de rotina.
Alguns gestores literalmente acompanham todos os movimentos de um funcionário. Agora, uma coisa é manter um registro das atividades produtivas visando melhorias do trabalho e da equipe, bem como para ter um registro para a posteridade e outra é usar os aplicativos de rastreamento por GPS dos colaboradores para saber quando eles saíram de um veículo ou para supervisionar os bate-papos nas ferramentas de comunicação interna – existem métodos mais adequados para que os colaboradores ajam com bom senso e responsabilidade,
Embora a vigilância no local de trabalho seja geralmente realizada em nome da produtividade, ela frequentemente cria ainda mais estresse e anula seu propósito. Ainda traz consequências como profissionais irritados, desacreditados de seu potencial e com baixo comprometimento junto à empresa – afinal, se a empresa não acredita nele, para que insistir?
O impacto do multitarefa na força de trabalho
Muitas empresas usam estagiários para fazer o trabalho de profissionais com anos de experiência. A prática, que antes era muito popular especialmente no mundo das startups, tem sido prática constante em sociedades que estão sofrendo os impactos de uma economia instável – como é o caso do mercado brasileiro.
Orçamentos mais enxutos têm forçado as empresas a diminuírem seu quadro de funcionário, gerando times de profissionais sobrecarregados com as funções e responsabilidades de seus antigos colegas.
O resultado disso é uma força de trabalho exausta, cuja jornada de trabalho pode trazer sérios riscos para a saúde. Isso aumenta a responsabilidade das empresas sobre a saúde de seus colaboradores – e a importância de um programa eficaz de check-up médico corporativo. Cuidados como estes trazem benefícios que vão além da saúde dos profissionais – veja mais no tópico a seguir.
Funcionários mais saudáveis são mais engajados
Enquanto a maioria dos empregadores concordam que um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo, menos da metade das organizações sente que lidam com problemas de saúde emocional de maneira eficaz no local de trabalho.
Cerca de 30% das organizações que contam com uma estratégia de bem-estar sentem que não estão atingindo todo o seu potencial, enquanto apenas 47% sentem que estão lidando com o estresse e o equilíbrio emocional de seus colaboradores de maneira eficaz.
Enfermidades de ordem psicológicas, como a depressão e a ansiedade, podem ser debilitantes, afetando negativamente não só a vida profissional, mas também a pessoal. Esse quadro pode se agravar ainda mais por conta da discriminação enfrentada por aqueles que sofrem com desarmonia emocional, tornando-se uma barreira adicional à recuperação enfrentada pelos pacientes. Deixar de lidar com a saúde e o bem-estar de seus funcionários afeta claramente a capacidade de sucesso das empresas. É por isso que cada vez mais organizações têm incluído um programa de check-up médico corporativo entre os seus benefícios.
Um novo estudo vinculou ainda mais a falta de saúde a um fraco comprometimento no local de trabalho: o baixo engajamento custa aos negócios US$ 7 trilhões por ano globalmente. O estudo, com cerca de 30 mil profissionais, mostrou ainda que colaboradores com problemas de saúde possuem hábitos que contribuem previsivelmente para a ausência, mas também para a falta de engajamento:
- Altos índices de tabagismo;
- Alcoolismo;
- Alimentação desbalanceada;
- Sedentarismo;
- Sono de baixa qualidade;
- Maiores riscos de doenças crônicas.
As empresas com os níveis mais altos de ausência (9,9%) e presenteísmo – quando o profissional está presente fisicamente, mas incapacitado física ou mentalmente para trabalhar de forma produtiva (15,6%), também viram o nível mais alto de desligamento, com 38%.
Isso contrasta drasticamente com as empresas que possuem um histórico positivo de programas de saúde e check-up médico corporativo. Ao cuidar para que seus colaboradores tenham uma boa saúde física e mental enfrentam números menores de desligamento e, em contrapartida, aumento de produtividade.
Há uma série de ações que os empregadores podem fazer para aumentar suas chances de ter uma força de trabalho saudável e, consequentemente, mais produtiva.
O caminho mais óbvio está em incentivar um estilo de vida mais saudável – entenda melhor o cenário no próximo tópico.
Saúde é último item na lista de prioridades do trabalhador
Atualmente, apenas 45% dos funcionários consultados pela pesquisa mencionada acima admitiram que gerenciar a saúde é uma das principais prioridades de suas vidas.
Em contraste, 51% dos funcionários afirmaram que os empregadores deveriam encorajar ativamente seus funcionários a viverem estilos de vida saudáveis, sugerindo que, se o local de trabalho estimular e facilitar uma vida saudável, eles poderiam estar mais inclinados a fazê-lo.
Como resultado, cerca de 63% das empresas promovem um ambiente de trabalho saudável, oferecendo atividades de bem-estar.
No entanto, há uma lacuna notável entre o número de empresas oferecendo iniciativas para proporcionar um local de trabalho saudável e com eficácia percebida: apenas 38% dos entrevistados afirmaram que as atividades de bem-estar lhes permitiram ter um estilo de vida mais saudável. No entanto, esse número sobe para 56% quando as empresas apoiam as necessidades de bem-estar dos colaboradores através, não apenas de políticas de incentivo, mas de um programa de check-up médico corporativo de qualidade.
7 razões para investir na saúde dos funcionários
Muitas empresas que entendem a proposta de valor de investir na saúde dos funcionários tendem a implementar programas de gestão de saúde.
Estes programas vão além de facilidades para membros da academia e a oferta de lanches saudáveis na sala de descanso. Eles incluem exames abrangentes através de um check-up médico corporativo e oferecem aos funcionários as ferramentas necessárias para melhorar seus resultados de saúde, longevidade e bem-estar.
A gestão de saúde é um cuidado complementar ao plano de saúde oferecido pela empresa e utiliza estratégias médicas preventivas destinadas a manter os trabalhadores mais saudáveis.
Os empregadores que investem na saúde de seus funcionários se beneficiam das seguintes formas:
1) Aumento da produtividade
Um volume impressionante de receita é perdido a cada ano devido à baixa produtividade – e as empresas que investem no bem-estar dos funcionários podem reduzir esses custos.
Pesquisas mostram que um funcionário em plena saúde e com seu check-up médico corporativo em dia pode ser 25% mais produtivo. Por outro lado, os funcionários com problemas de saúde não conseguem ter o melhor desempenho e podem causar perdas de lucros.
Uma pesquisa da Population Health Management (publicação americana voltada à saúde populacional) mostrou que uma alimentação pouco saudável aumenta o risco de perda de produtividade em 66%, enquanto a ausência de uma rotina de exercícios físicos está associada a um aumento de 50% no risco de baixa produtividade.
O estudo também mostrou que o fumo está associado a um aumento de 28% no risco de perda de produtividade.
2) Menos dias de afastamento
Um benefício mais óbvio para as empresas que investem na saúde dos funcionários é a diminuição do absenteísmo – porque os funcionários saudáveis se ausentam menos do trabalho.
Vale lembrar que ausência por conta de doença tem um impacto negativo maior sobre a organização do que o tempo de férias.
Os dias de férias são planejados e a distribuição do trabalho é implementada de maneira eficaz. Ausências inesperadas são extremamente perturbadoras, impedindo que a empresa funcione de forma otimizada.
3) Maior envolvimento dos funcionários
Quando os funcionários estão em boa forma física e mental, isso faz com que se sintam mais envolvidos e focados podendo se concentrar de maneira mais eficiente. Por isso é importante implementar um programa de check-up médico corporativo.
Conforme já falamos aqui, não estar bem leva ao presenteísmo porque colaboradores insalubres são geralmente menos engajados e tendem a não ter foco.
4) Melhoria do moral
Investir na saúde dos empregados proporciona benefícios adicionais aos trabalhadores e, normalmente, aumenta a moral.
Uma pesquisa feita pela Workforce Management Magazine, mostrou que 77% dos funcionários acreditam que programas de saúde e bem-estar podem impactar positivamente a cultura no trabalho. Além disso, programas de vida saudáveis como parte da cultura corporativa são frequentemente realizados em um grupo coletivo, o que promove o incentivo e apoio da equipe.
5) Eficiência econômica nos custos de assistência médica
A medicina preventiva é a melhor maneira de reduzir os custos de saúde para empregados e empregadores.
Os especialistas acreditam que mais de 75% dos custos de saúde e as perdas de produtividade de um empregador estão relacionados às escolhas de estilo de vida dos colaboradores.
As empresas que investem em programas abrangentes de gestão de saúde, que oferecem check-up médico corporativo associado às estratégias de vida saudável não apenas detectam certas doenças precocemente, mas também podem prevenir outras condições crônicas, como a diabetes tipo 2. Isso acaba levando a menos despesas extras para os serviços de saúde e menos ausências no trabalho.
6) Melhor retenção de funcionários
Oferecer programas de gestão de saúde mostra aos funcionários que a empresa valoriza suas contribuições e sente preocupação por eles como pessoas.
A ação cria uma resposta recíproca do funcionário, aumentando a fidelidade dos colaboradores à empresa.
Além disso, à medida que a força de trabalho envelhece, as empresas que investiram na saúde de sua equipe aumentam o tempo de permanência dos trabalhadores mais experientes, já que sua saúde permite que eles mantenham suas posições por mais anos.
7) Atrair talentos
Os melhores talentos disponíveis no mercado verificam os pacotes e as vantagens de cada empresa, bem como a remuneração, quando buscam novas posições no mercado.
Candidatos, especialmente os de melhor desempenho, são perspicazes quando escolhem seu próximo emprego e muitas empresas deixam de fazer uma contratação de peso devido a uma oferta concorrente.
As empresas que investem em programas de gestão de saúde que substituem outros programas de bem-estar aumentam o apelo da organização para potenciais candidatos.
Oferecer benefícios sólidos, como um programa eficaz de check-up médico corporativo, também demonstra que sua empresa acredita o suficiente para investir em seus funcionários e provar que seu negócio está estável e em franco crescimento, o que pode ajudá-lo a adquirir um talento de lista A de profissionais do setor.
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A 8ª razão: funcionários felizes, clientes ainda mais felizes
Funcionários engajados ajudam sua empresa a estabelecer um melhor relacionamento com seus clientes.
Como seus funcionários são aqueles que realmente estão em contato com seus clientes, a maneira como eles pensam, agem e sentem é, na verdade, uma representação melhor de sua empresa do que todo o seu material de marketing e publicidade poderia ser.
A mesma pesquisa da Gallup, citada anteriormente neste artigo, relata que os funcionários engajados têm maior probabilidade de melhorar o atendimento ao cliente e, com isso, garantir um aumento de 20% nas vendas.
Outro estudo, realizado pelo Grupo Tempkin, também mostrou que as empresas que privilegiam a experiência do cliente têm uma vez e meia mais funcionários empenhados do que aquelas que não são tão bons nisso.
O engajamento dos funcionários promove a lealdade. A lealdade à marca é a moda atual, com muitas empresas focadas em aumentar os valores do tempo de vida do cliente.
Mas e quanto ao valor da sua vida de empregador? Perder seus funcionários pode ter grandes repercussões em termos de tempo de treinamento, custo e habilidades perdidas.
Ao colocar seus funcionários em primeiro lugar, você pode ajudá-los a se relacionar com as metas de sua organização e encontrar um ponto em comum. Isso pode gerar confiança e um sentimento de respeito mútuo entre o empregador e o empregado.
Ao todo, isso fará de sua organização uma potência competitiva. Quase todas as marcas hoje são orientadas por dados, mesmo que seja em um grau pequeno. Mas usar esses dados de uma forma que potencialize o crescimento organizacional depende de quão ativos e ativos seus funcionários são.
Quando os funcionários são bem treinados e produtivos, eles estarão mais bem equipados para identificar e explorar oportunidades fugazes.
Some isso a uma política de saúde e check-up médico corporativo e o resultado será uma série de benefícios para a empresa.
Algumas maneiras de investir na saúde de seus funcionários
A saúde do seu funcionário vai além de um bom check-up médico corporativo: é preciso pensar em uma boa cultura organizacional, políticas de incentivo e ações que gerem um clima de produtividade e engajamento junto às equipes.
Toda organização precisa encontrar a melhor maneira de estabelecer excelentes relacionamentos com seus funcionários para alcançar isso.
Portanto, há muitos exemplos de como as melhores empresas estão garantindo que seus funcionários estejam no topo de suas respectivas prioridades.
O Google é um bom exemplo disso – e o respeito ao funcionário enquanto pessoa é prioridade. Embora ter um código de vestimenta seja muito bom para promover a homogeneidade, as pessoas são mais felizes quando podem personalizar seus espaços de trabalho. O Google oferece de tudo: de lavanderia a lugares para sonecas, além de espaços criativos em suas áreas comuns.
Eles também oferecem café da manhã, almoço e jantar gratuitos; benefícios de saúde, check-up médico corporativo e odontológicos; e subsídios de carros híbridos para manter seus funcionários felizes.
Os funcionários do Google também podem gastar 20% de seu tempo em projetos especiais que consideram valer a pena. De fato, muitos de seus melhores produtos, como GMail, Google Maps, Google Cardboard, Adsense e Google Talk, são produtos desta política.
Seu negócio não precisa ser uma empresa de bilhões de dólares para implementar alguns de seus métodos. No centro da política do Google está a crença de que as ideias de todos os funcionários podem fazer a diferença – e isso pode fazer a diferença para a saúde e a motivação de sua equipe.
Ouvir é investir e paga dividendos
Ouça seus funcionários da maneira que a Virgin faz. Mostrar para os funcionários para onde a empresa está se dirigindo e o que se espera deles hoje já é considerada uma conduta um tanto quanto ultrapassada e abaixo da curva esperada no mercado.
Hoje é preciso envolver os funcionários de suas empresas em decisões estratégicas maiores – isso ajuda-os a se sentirem valorizados e ainda permite ao seu negócio obter novas ideias e perspectivas.
A Virgin é um ótimo exemplo de uma empresa que ouve seus funcionários. Ela acredita que todas as pessoas do planeta têm o potencial de apresentar a próxima ideia de um milhão de dólares. Alguns deles podem estar dentro de suas fileiras, então a única maneira de descobrir é permitir que todos compartilhem suas ideias.
Por exemplo, a Virgin Trains pediu a seus funcionários sugestões para melhorar seus produtos Voyager. Bethan Patfield, uma assistente de atendimento ao cliente, apresentou uma ideia quando percebeu que um famoso chef usava o serviço regularmente.
Patfield sugeriu que ele poderia ser consultado sobre as opções do menu da Voyager. Muitas reuniões depois, a equipe criou ótimas opções de menu que foram um grande sucesso para seus clientes.
A lição aqui é que seus funcionários têm muitas informações que podem ser usadas para melhorar a qualidade do serviço. Dada a chance, eles podem ajudá-lo a fazer um produto ou serviço melhor.
Desafie seus funcionários
A Adobe é outro suporte popular nas melhores pesquisas de locais de trabalho. A empresa, que é destaque no setor de tecnologia e design, é conhecida por suas vantagens bastante generosas, pagamento de férias, seguro médico, check-up médico corporativo, planos de aposentadoria e reembolsos de educação. No entanto, há muito mais para garantir que seus funcionários se mantenham felizes, saudáveis e produtivos.
A Adobe fornece a seus funcionários projetos desafiadores e, em seguida, acompanha todo o suporte necessário para atendê-los. Consequentemente, eles estão sempre entregando produtos fantásticos ao mercado.
Por fim, a empresa também comemora as conquistas de seus funcionários compartilhando suas histórias de sucesso no blog do Adobe Life. Fazer isso não apenas dá um grande impulso ao orgulho de um funcionário, mas também ajuda a compartilhar ideias com outros colegas do setor.
Tudo isso impacta positivamente a saúde – física e mental – do colaborador, que se sente mais valorizado e conectado aos valores e interesses da empresa. Combinar uma série de benefícios especiais é muito importante para obter o melhor rendimento de colaboradores, mas de nada vai adiantar se a saúde deles não estiver sendo acompanhada e cuidada de modo preventivo. Por isso, oferecer um check-up médico corporativo como benefício é imprescindível.
Como você pode ver, investir na saúde e na qualidade de vida de seus colaboradores traz benefícios para eles e para a sua empresa também.