De acordo com alguns especialistas, é mais perigoso ingerir bebidas açucaradas como refrigerantes ou sucos industrializados do que propriamente comer uma sobremesa.
Um estudo da AHA (American Heart Association), ou Associação Americana do Coração, constatou uma ligação direta entre o consumo de bebidas açucaradas e a morte prematura em decorrência de problemas cardíacos.
A pesquisa, divulgada em 2018, contou com 45 adultos e mostrou que aqueles que ingerem até 700ml de bebidas açucaradas por dia tem duas vezes mais chances de morrer de problemas cardíacos em comparação aos que ingerem até 30ml diariamente.
O consumo de bebidas adocicadas, que são ricas em açúcar mas pobres em nutrientes, causam um excesso de açúcar no corpo. O aumento dessas taxas retarda o metabolismo e pode incorrer em outros problemas, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
Muito já tinha se falado sobre a relação entre o excesso de açúcar e casos de obesidade ou disfunção metabólica. Contudo, a associação entre o consumo de bebidas adocicadas e o risco de problemas cardíacos não implica em uma relação de causa e efeito.
Dentre as bebidas elencadas estão, claro, os refrigerantes, bebidas gaseificadas em geral, chás industrializados, sucos industrializados e até mesmo os sucos de fruta – que em excesso podem ser prejudiciais, pois contêm frutose – tipo de açúcar natural das frutas
É o tema é mesmo preocupante, j[a que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam que o consumo da frutose nos países desenvolvidos subiu 250% nas últimas duas décadas.
Doenças cardíacas: sintomas e prevenção
Os problemas cardíacos, normalmente, acometem homens e mulheres depois dos 40 anos. Contudo, histórico familiar ou qualquer outra doença, como obesidade e hipertensão, podem agravar o quadro e despertar problemas mesmo antes dessa faixa etária. Por isso é essencial a realização de exames preventivos.
Por isso, na maior parte dos casos, recomenda-se acompanhamento de profissional especializado desde a adolescência e juventude. Em casos especiais, ainda mais cedo. Montar o histórico do paciente é uma medida importante na esperança de analisar possíveis ocorrências na hora de se examinar um quadro clínico ou fazer um diagnóstico.
Da identificação à evolução de uma doença coronária, muita coisa pode acontecer. Cada caso é um: uns dependem de cirurgia emergencial, outros conseguem contornar o quadro dosando medicação ao longo do tempo.
Detectar alterações cardíacas nem sempre é uma tarefa fácil, pois os sintomas podem aparecer sorrateiramente. A partir de exames preventivos – de sangue e exames clínicos – e o cumprimento de programas de check-up médico completos, é possível ter um panorama do funcionamento das artérias e da atividade do coração.
Mas problemas cardíacos também podem acontecer subitamente. Um infarto não acontece com aviso prévio. No entanto, quadros de insuficiência cardíaca ou arritmias, que podem trazer mais riscos aos pacientes, devem ser acompanhados por profissionais especializados e controlados via rotinas medicamentosas e exames.
Como ter um coração saudável e evitar problemas cardíacos?
Já que falamos de açúcar, comecemos por uma dieta regrada. É fundamental diversificar ao máximo a dieta, dando prioridade para proteínas de baixo índice calórico, como peixes e frango. O consumo de carne vermelha, em razão dos índices de gordura, deve acontecer de forma moderada.
Da proteína ao acompanhamento, aqui vale abusar de vegetais, legumes – sobretudo os de folhagem escura; ótimas fontes de ferro e outros minerais essenciais ao nosso corpo.
O consumo de açúcares deve ser controlado, uma vez que a dieta não inclui excessos quando o assunto são sobremesas ou doces. Opte por não adoçar sucos de fruta, conserve o sabor natural e evite os refrigerantes industrializados – lá estão uma série de substâncias artificiais que nosso corpo não precisa!
Ter uma dieta saudável, beber moderadamente, tentar se abster do estresse… Todos esses são hábitos que resguardam o coração. Mas na verdade é um conjunto de medidas que vai proteger você contra eventuais problemas cardíacos. A mais benéfica delas: praticar, ao menos, 30 minutos de exercício físico diariamente.
Ninguém quer criar um atleta. Ninguém precisa cumprir todo o treinamento de uma vez só, e nem no menor tempo possível. O que interessa aqui não é a velocidade, mas sim a intensidade e a constância. Respeite os limites do seu corpo e trabalhe explorando suas capacidades. Corrida, bicicleta, futebol ou natação, o que importa é estar em movimento!
Mas antes de adentrar a esse mundo, cuidado: saiba onde pisa. Realizar exames preventivos, além de ser a melhor forma de se precaver contra problemas cardíacos, é uma maneira de entender os limites do corpo e saber como fazer a dosagem dos exercícios no decorrer de um programa de treinamentos. O treino precisa ser um aliado em todo esse processo – e não um obstáculo.
O Vita Check-Up tem programas completos de exames preventivos, com profissionais capacitados e tecnologia de ponta, para oferecer a você a melhor experiência em diagnóstico e tratamento. Venha conhecer nosso centro de medicina preventiva!
Para ficar por dentro de mais novidades sobre o setor de saúde e bem-estar, mantenha-se ligado no blog do Vita Check-Up!