Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

Saúde na adolescência: porque a socialização é tão importante

Saúde na adolescência: porque a socialização é tão importante

A adolescência é uma das fases da vida em que acontecem os maiores descobrimentos. Nesta etapa, o convívio com o coletivo é uma grande ferramenta de inserção social porque nessas vivências se aprendem as primeiras lições a respeito de política, ética, relacionamentos, sexualidade e outros assuntos diversos.

Nesse estágio pleno de desenvolvimento, tão importante para a saúde na adolescência, os mais jovens querem usufruir cada vez mais da liberdade e independência. Mas em tempos de pandemia, e diante da necessidade do isolamento social, manter adolescentes em casa pode ser um desafio diário. 

A convivência dentro de casa e a rotina monótona, vetadas às aulas e saídas à rua, torna-se, muitas vezes, uma dificuldade. Contudo, é também tempo de aprendizado para pais e filhos, irmãos e irmãs, relacionarem-se com maior proximidade, sem a correria do dia a dia.

A adolescência envolve muitos eventos e compromissos, afora a natural ânsia dos jovens em estar sempre em movimento. Nessa rotina, muitas vezes, elos familiares vão sendo deixados de lado – e esse pode ser um momento propício para estreitar mais os laços familiares!

Siga na leitura e veja como cuidar bem da saúde dos adolescentes, mesmo estando distante do convívio social.

Cuidando da saúde física emocional dos adolescentes na quarentena

Restaurantes, bares e parques fechados. Festas e confraternizações proibidas. Idas à praia, mesmo que fora de temporada, completamente vetadas. As opções de lazer ao ar livre se restringiram. E, diante disso, como se manter ativo?

De acordo com especialistas da Harvard Medical School, a tecnologia pode ser uma grande aliada para manter o jovem antenado, conectado e participativo no seu ciclo social. Mas é recomendado que os pais estabeleçam um acordo, com regras claras e um limite de uso, –evitando dores no corpo ou, até mesmo, acessos indesejados, como as prejudiciais fake news.

O isolamento social é uma importante ferramenta para combater o contágio do Covid-19, já que, até o momento, não existe uma vacina para essa doença. Sabe-se que atender as exigências de proteção, como uso frequente de máscara e a higienização constante com água, sabão e álcool em gel, não traz garantias quanto à imunidade, mas diminui o risco de contágio.

Diante de todos esses cuidados está vetada a prática de esportes ao ar livre e outras atividades que possam levar à uma maior aproximação entre as pessoas – infelizmente, aquele jogo de futebol na quadra do prédio ou a roda de conversas no salão de jogos ainda precisam esperar mais um tempo para acontecer! 

Mas é possível (e preciso) buscar alternativas para a prática de atividade física, mesmo nesse cenário. Sendo essencial para a saúde na adolescência, uma boa dica é fazer uso de aplicativos que permitem manter a rotina de exercícios em espaços como a sala, quarto ou a varanda.

Dentro de casa, o desafio dos pais é encontrar formas de distrair os filhos adolescentes propondo novas atividades. Em paralelo à rotina de estudo, que agora acontece online, o jeito é dividir a atenção no videogame, ou até resgatar outras práticas, como aqueles jogos de tabuleiro que colocam a família inteira na roda.

Além de entrar na brincadeira dos jovens, apropriando-se das suas ideias, é hora também de apresentar-lhes novas possibilidades. A cozinha, em muitos casos, é uma ótima forma de reunir a família. Teste uma receita, prepare uma torta para o jantar e coloque a molecada para pôr a mão na massa, literalmente! 

De quebra, aproveite para lembrar a importância da alimentação para a saúde na adolescência, tendo maior disposição e mantendo o humor em alta.

Além de ser um passatempo, a cozinha é uma forma de terapia e ajuda muito a manter a saúde mental nesses tempos de pandemia.

Também é essencial que os mais jovens mantenham o contato com seus amigos. E graças à tecnologia disponível, é totalmente possível que esse vínculo tão importante tenha continuidade – novamente, lembrando que esses contatos não podem atrapalhar o momento dedicado ao estudo e demais atividades essenciais do jovem. 

Com esses cuidados, será possível preservar a saúde dos adolescentes durante esse período de isolamento social. No entanto, percebendo sintomas mais graves, como crises de ansiedade, pânico ou até mesmo sinais de depressão (veja aqui a diferença entre estresse e ansiedade), é imprescindível que se procure um profissional especializado.

O ser humano é um ser sociável por natureza e ir contra esse impulso não é nada fácil, especialmente quando se é mais jovem e fazer parte de um grupo é tão importante para estar bem.

Vita Check-Up oferece programas completos de check-up, importantes para manter a saúde na adolescência, ajudando não só os jovens, mas a família como um todo, a encarar esse momento com maior otimismo e resiliência – conheça o programa voltado para jovens.

Seguindo todos os padrões de higiene e proteção necessários para garantir sua segurança e de toda sua família, estamos agendando check-ups em nossa clínica, mas também podemos ir até sua residência para aplicação de testes para Covid-19, vacinas e entrega de equipamento para monitoramento do sono. Fale com nossas consultoras e saiba mais!

Compartilhe
×