Época de quarentena, isolamento social e novas formas de lidar com o passar do tempo. O que pode ser um desafio para alguns é a oportunidade para outros darem novos significados à rotina.
A cultura, a arte e o cinema, nesse contexto, podem ser um grande passatempo. Além de um ótimo programa, filmes, livros e outros ajudam a refletir, a conhecer novas ideias e novos universos.
Por isso separamos uma lista com dez filmes sobre saúde. Prepare a pipoca e comece a maratonar. Imperdível!
1. Teoria de Tudo
“Enquanto houver vida, haverá esperança”. A frase define bem o enredo do filme sobre a vida e obra de Stephen Hawking.
O filme Teoria de Tudo conta a história de vida e o casamento de Stephen Hawking e Jane Wilde, quando era bem jovens. Stephen, então com 21 anos, foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).
A doença, que atinge o sistema nervoso e causa uma paralisia motora irreversível, acompanhou Stephen por toda a vida.
Apesar do prognóstico inicial dos médicos, que concederam apenas dois anos de vida ao jovem após o diagnóstico, Stephen teve uma vida longa, vivendo até março de 2018.
Sua obra no campo da ciência e cosmologia o colocou como um dos mais renomados cientistas do século XX.
2. Uma mente brilhante
O filme conta a história de um jovem prodígio. John Nash, interpretado por Russell Crowe, descobre um teorema matemático que escancara toda a sua genialidade com apenas 21 anos.
Aos poucos, Nash se transforma em um homem atormentado. É diagnosticado com esquizofrenia e, após tratamento, consegue voltar à sociedade e conquistar o Prêmio Nobel.
Aquele tipo de drama biográfico de tirar o fôlego, sabe? Não deixe de assistir!
3. Intocáveis
Uma história de cumplicidade, amizade e parceria.
O drama, que também tem uma forte veia de comédia, conta a história de um aristocrata rico que, após sofrer um acidente e ficar tetraplégico, busca alguém para seus cuidados.
É aí que Phillip decide contratar Driss, um jovem desajeitado que, aos poucos, vai aprendendo a lidar com a situação.
A amizade se fortalece ao passo que o jovem Driss não trata seu patrão como um coitado, mas com amizade e amor – veja porque o amor faz bem à saúde. Prepare-se para uma grande lição de vida!
4. Extraordinário
A trama, originada a partir de um best-seller, é de emocionar!
A adaptação foi ao ar nos cinemas no fim de 2017 e conquistou a todos. O filme conta a história de Auggie Pullman, um garoto que aos 11 anos já acumulava uma extensa ficha cirúrgica.
Uma síndrome genética se desdobrou em grave deformidade facial, que faz com que o menino tenha toda a sua infância ressignificada.
O filme retrata a experiência de Auggie na escola, enfrentando todas as mazelas como o preconceito, a descriminação e o desrespeito, mas também conquistando amizades. O filme mostra, entre outros, a importância dos relacionamentos sociais para os mais novos.
5. Para Sempre Alice
Um filme para refletir e valorizar, cada vez mais, os pequenos momentos da vida!
O longa retrata a história da Dra. Alice Howland. Renomada professora de linguística, ela é atingida pelo Alzheimer e começa a se esquecer de nomes, coisas e até de sua própria cidade.
Perde-se no vai e vem das ruas de Manhattan e vê seu casamento ser posto em risco. Enquanto isso, sua relação com a filha ganha cada vez mais importância.
Junte a família e aperte o play!
6. O escafandro e a borboleta
Vencedor do Globo de Ouro 2008 na categoria melhor direção, o filme retrata a história do então editor da revista Elle e é baseado no livro que ele escreveu após ficar doente – sua secretária desenvolveu um sistema para identificar as letras do alfabeto e formar palavras e frases, a partir de piscadas do paciente.
O drama biográfico mostra a vida de Jean-Dominique Bauby após um acidente vascular cerebral que lhe deixa, como sequela, a síndrome do encarceramento.
Homem de eventos e festividades, Bauby precisa aprender a conviver com a doença que lhe permite mexer apenas o olho esquerdo.
7. Tempo de Despertar
Dois medalhões do cinema hollywoodiano e uma grande trama.
Tempo de Despertar mostra a saga do neurologista Malcolm Sayer em um hospital psiquiátrico do Bronx.
Impressionado com a realidade que o circunda, Sayer, papel de Robin Williams, pede autorização para administrar uma nova droga no tratamento dos pacientes.
O escolhido para ser cobaia é Leonard Lowe, papel interpretado por Robert De Niro, um paciente antigo da casa. O resultado do experimento? Você só descobrirá assistindo. Imperdível!
8. Nise: o coração da loucura
Obra nacional, protagonizada pela atriz Gloria Pires, o filme Nise: o coração da loucura retrata como eram vistas pessoas com desequilíbrios psicológicos nos anos de 1950.
Nise da Silveira provoca uma mudança na forma como os doentes eram tratados dentro do hospital. Encarregada do setor de terapia ocupacional, ela inicia discussões sobre tratamentos alternativos e passa a tratar os distúrbios mentais sob uma nova ótica.
Em uma época que muitos renegavam essas pessoas e problemas como depressão e ansiedade mal eram diagnosticados, a Dra. Nise aposta em um tratamento humanizado, centrado nas histórias de vida dos pacientes.
9. O milagre da cela 7
Sucesso na plataforma da Netflix, O milagre da cela 7 é uma produção turca que mostra uma história intrigante.
Separado da filha, o pai precisa provar a inocência diante da ameaça de prisão por conta do assassinato da filha de um comandante.
A tarefa fica ainda mais complicada frente à doença intelectual que Memo sofre, enquanto protagoniza uma jornada dolorosa longe da família para entender o que está acontecendo.
10. O mínimo para viver
A trama fala sobre todo o contexto que envolve a anorexia e o culto ao corpo. Debate os discursos da indústria sobre o estereótipo do corpo perfeito e mostra, nos pormenores, a vida de quem sofre com isso.
A protagonista Ellen envolve toda sua família com o distúrbio alimentar. Para assistir, refletir e discutir!