O sedentarismo pode ser considerado como a doença que vem se agravando no século XXI. Hoje em dia, a rotina sedentária é causa de grande parte dos problemas de saúde entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O estágio do sedentarismo acontece quando a prática de exercício físico não existe, ou existe de forma insuficiente, o que acaba afetando a saúde. Mas não se assuste, combater o sedentarismo só depende de você!
Engana-se, por exemplo, quem acredita que apenas a prática esportiva diária é capaz de combater o sedentarismo. É possível deixar de ser sedentário sem precisar se submeter a uma rotina na academia.
Incorporar a caminhada diária, optar por escadas em vez de elevadores, e lidar com tarefas domésticas, como limpeza e organização, são atividades que resultam em gasto de energia.
Atualmente, um dos grandes desafios é incluir na rotina um momento para cuidar de si, em função da dinâmica da vida doméstica e profissional, com diversas tarefas e compromissos,
Mas, lembre-se: tudo é uma questão de costume e comportamento.
Veja alguns problemas causados pelo sedentarismo
Doenças cardiovasculares
O coração é o órgão do corpo humano que mais sofre com uma rotina sedentária. A falta de atividade ou exercício físico acaba comprometendo a vascularização do sangue, o que pode acarretar problemas como hipertensão, AVC e infarto.
Diabetes
A ausência de gasto energético, vez ou outra, incide sobre o acúmulo de gordura corporal. Influenciada pela hipertensão e obesidade, a diabetes tipo 2 é outro problema metabólico que pode surgir em um paciente cuja rotina é sedentária.
Obesidade
A falta de exercício físico faz surgir uma população mais obesa e sujeita a contrair doenças. Além do acúmulo de gorduras, a perda de musculatura é outro fator que contribui para um quadro de obesidade. Atualmente, crianças e adolescentes têm apresentado quadros de obesidade por conta de uma alimentação desregrada e ausência de esportes.
Problemas ósseos
Além da perda muscular, a falta de exercício físico também provoca o enfraquecimento ósseo. A perda de massa óssea deixa o esqueleto ainda mais frágil, o que pode ocasionar problemas com artrite, artrose e fraturas com maior facilidade.
Prejuízo ao sono
O sono é um momento sagrado para recarregar as energias. A maior concentração de gordura corporal, porém, pode causar dificuldades respiratórias, sobretudo na hora do descanso. A apneia do sono é um dos efeitos negativos provocados pelo sedentarismo.
Como abandonar o sedentarismo?
Como já dissemos acima, tudo depende de uma mudança de comportamento. A atividade física tem papel essencial no combate ao sedentarismo. Mas, em quadros mais críticos, começar trocando o carro pela bicicleta, ou mudar a rota de volta do trabalho para fazer uma caminhada, são estratégias que podem funcionar.
Abaixo estão alguns benefícios da prática esportiva para a saúde:
- Reduz risco de desenvolver pressão alta ao diminuir pressão sanguínea;
- Estímulo ao gasto de calorias, o que ajuda a prevenir a obesidade;
- Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis;
- Ajuda a controlar o peso, aumentando o nível de bem-estar;
- Diminui o risco de doenças a partir de uma rotina mais saudável!
A rotina de vida atual, atrelada a computadores, tablets e celulares, faz com que crianças e jovens também estejam enfrentando problemas relacionados ao sedentarismo. Nesses casos, estimular a prática de atividades ao ar livre é fundamental para desvincular a atenção do mundo digital.
Sejam crianças ou adultos, qualquer tratamento no combate ao sedentarismo deve começar aos poucos, já que o corpo não é acostumado à atividade física. Conte com a ajuda de profissionais para verificar o panorama clínico e traçar um plano adequado de exercícios. Programe seu check-up com o Vita Check-up!
Procure escolher uma atividade que agrade na sua rotina e tenha determinação para prosseguir em sua prática. Essa atitude é o que vai garantir a melhora no seu bem-estar físico e mental.
Siga o blog para acompanhar novidades sobre saúde, bem-estar e cuidados com o corpo!