Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

A importância da vitamina B para nosso bem-estar

A importância da vitamina B para nosso bem-estar

Existem oito vitaminas que compõem o Complexo de Vitamina B – B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. Essa série de nutrientes exerce importantes funções em nosso organismo, ajudando a regular as funções e o desenvolvimento  do sistema nervoso, entre outros fatores.

Algumas vitaminas, como a B1, B2 e B3, exercem funções complementares no organismo e necessitam de umas as outras para fazerem efeito. Já as vitaminas B9 e B12 não precisam das primeiras, mas também se complementam.

Entre suas diversas variações, a vitamina B tem papel fundamental na produção e regulação de energia no organismo, ajudando a manter a saúde da pele, do intestino, do sistema nervoso e do sistema imunológico.

Para saber mais sobre as fontes de obtenção das vitaminas, bem como estratégias para reposição nutricional, siga na leitura do artigo!

Vitamina B: fonte de saúde

Embora essenciais para a manutenção do nosso bem-estar, as vitaminas do chamado Complexo B não são produzidas pelo organismo em quantidade suficiente.

Por isso, devem ser obtidas através de uma alimentação equilibrada. Em casos de deficiência das vitaminas, dependendo do tratamento, são recomendadas doses complementares do composto vitamínico – exames preventivos são essenciais para indicar se há, ou não carência de vitamina B.

Além de serem importantes para a saúde mental, as vitaminas B, no geral, contribuem com a saúde do cabelo e do trato gastrointestinal, uma vez que possibilita melhor absorção de nutrientes pelo corpo.

Abaixo vamos listar algumas funções importantes – e benefícios – que a vitamina B oferece ao corpo humano. 

  • Auxilia no funcionamento correto das enzimas;
  • Ajuda na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico;
  • Concede suporte para a formação de hemoglobina;
  • Fortalece o metabolismo proteico;
  • Faz bem à saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.

Quais as fontes de vitamina B na alimentação?

A realização rotineira de exames preventivos permitirá, entre outras informações, detectar como anda o nível de vitamina B no organismo e, se necessário, prescrever a reposição ideal em cada caso.  

Contudo, em alguns alimentos a presença de vitaminas do complexo B é comprovada. Falaremos deles a seguir.

A vitamina B1, por exemplo, responsável por auxiliar no metabolismo e regular o gasto de energia do corpo, pode ser encontrada em oleaginosas, como castanha-do-pará e semente de girassol.

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, participa da produção de energia, ajudando a absorver nutrientes e açúcares provenientes da alimentação. Está presente em alimentos como farelo de aveia, amêndoas e queijo cottage.

A vitamina B3, assim como as duas anteriores, também está presente na levedura da cerveja. Além disso, pode ser encontrada em peixes como a cavala, no fígado de boi e no amendoim. É responsável por absorver as gorduras, ajudando a queimar calorias.

A vitamina B5, que tem atuação direta sobre a saúde da pele e dos cabelos, e também ajuda a controlar o colesterol, está presente em cogumelos, amendoim, fígado de boi e salmão.

Além de ajudar a produzir energia, a vitamina B6 ajuda a fortalecer o sistema imunológico a partir da produção de anticorpos, prevenindo doenças como a anemia. Ela pode ser encontrada em frutas como banana, abacate e ameixa, além de estar presente também no salmão e no avelã.

A vitamina B9, ou ácido fólico, pode ser obtida através do consumo de grãos como lentilha e feijão, além de verduras escuras como espinafre. Ela tem função importantíssima na produção de células que transportam o oxigênio pelo sangue, evitando a fadiga e quadros de anemia.

A B12 é fundamental na manutenção do sistema nervoso. Pode ser encontrada em produtos a base de soja, salmão e frutos do mar, como caranguejos, ostras e outros crustáceos. 

Como repor a vitamina B no organismo?

É recomendado que as taxas de vitamina sejam acompanhadas através de exames preventivos. Dessa forma, será possível diagnosticar qualquer carência e agir para combatê-la prontamente.

Além de se amparar em uma alimentação balanceada, com dieta planejada e fornecida por um profissional especializado, o paciente pode obter a reposição de vitaminas através da ingestão de complexos proteicos, na forma de comprimidos.

Contudo, repetimos, é fundamental contar com o suporte de especialistas para definir o tratamento mais apropriado, incluindo o consumo ou não de medicações, a dosagem correta e o tempo de tratamento.

O Vita é um centro de medicina preventiva que aposta na qualificação profissional, no bom uso da tecnologia e em um atendimento humanizado, para oferecer programas de exames completos – reforçando a importância de você sempre cuidar bem da sua saúde!

Quer cuidar melhor de sua saúde? Faça um teste online, através de nosso simulador, e obtenha indicações de como cuidar de sua saúde de modo preventivo. 

Compartilhe
×