Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Estresse, comum em épocas de crise, pode causar ou agravar a hipertensão arterial

Estresse, comum em épocas de crise, pode causar ou agravar a hipertensão arterial

A hipertensão arterial é um problema que pode prejudicar o seu organismo silenciosamente por anos antes que os sintomas se desenvolvam.

Quando não controlada, a doença pode levar à incapacidade, prejudicar sua qualidade de vida e aumentar os riscos de um ataque cardíaco fatal ou de um derrame.

O estresse, como o vivenciado em momentos de crise  – como a pandemia causada pela Covid-19 – e mudança no estilo de vida, podem causar ou agravar o problema. Saiba mais a seguir.

Primeiro, vamos definir o que é hipertensão arterial?

A hipertensão arterial acontece quando o fluxo do sangue contra as paredes das artérias fica anormalmente mais forte.

Você pode ter o problema por anos sem sintomas. A questão é que mesmo sem sintomas, os danos nos vasos sanguíneos e no coração continuam ocorrendo e podem ser detectados.

Felizmente, a hipertensão arterial pode ser facilmente detectada. E depois que a condição for diagnosticada, você pode trabalhar com seu médico para controlá-la.

Principais consequências

Aqui estão sete possíveis quadros clínicos relacionados à hipertensão arterial que podem afetar negativamente sua saúde:

1) Ataque cardíaco e derrame

A doença danifica as paredes das artérias, propiciando o desenvolvimento de depósitos de placa que endurecem, estreitam ou bloqueiam as vias.

Além disso, o quadro pode levar a coágulos sanguíneos, que podem seguir através da corrente sanguínea e bloquear o fluxo para o coração ou cérebro, resultando em ataque cardíaco ou derrame.

2) Insuficiência cardíaca

Quando as artérias ficam endurecidas ou estreitadas, o coração precisa trabalhar mais para fazer circular seu sangue.

Esse aumento da carga de trabalho pode fazer com que o coração cresça de tamanho e não forneça sangue suficiente para os outros órgãos.

3) Dores no peito

Também chamada de angina, ocorre quando o coração não recebe o volume de sangue necessário.

Quando pessoas com hipertensão arterial realizam atividades como subir ladeiras, subir escadas ou se exercitar, a angina pode causar pressão, dor ou sensação de aperto no peito.

4) Danos nos rins

Seus rins ajudam seu corpo a se livrar de toxinas e regulam muitas das funções complexas de seu corpo.

A hipertensão arterial pode causar danos às artérias ao redor dos rins, o que contribui para a redução da capacidade de realizar seu trabalho e, na pior das hipóteses, levar à insuficiência renal.

Veja aqui artigos que vão ajudar a cuidar da saúde de seus rins:

  1. Como cuidar dos rins e garantir saúde no futuro
  2. Pedra nos rins ou dor nas costas: você sabe a diferença?

5) Problemas de visão

Os olhos são repletos de pequenos vasos sanguíneos, que podem ser facilmente tensionados ou danificados pela hipertensão arterial. Também pode causar inchaço do nervo óptico.

Às vezes, baixar a pressão arterial pode reverter os problemas de visão. Porém, a hipertensão arterial deixada sem tratamento pode causar perda ou comprometimento permanente da visão – por isso, o ideal é cuidar bem da saúde dos seus olhos.

6) Disfunção sexual

A hipertensão arterial pode trazer como consequência baixa libido nas mulheres e disfunção erétil nos homens.

7) Crise hipertensiva

Em crises como esta, a pressão arterial do paciente vai acima de 180/120 rapidamente. Isso poderá causar danos aos seus órgãos e outras complicações potencialmente fatais. Os sintomas de uma crise hipertensiva incluem:

  • Visão embaçada ou outros problemas de visão;
  • Tontura;
  • Dores de cabeça severas;
  • Sangramento nasal;
  • Falta de ar;
  • Desconforto ou dor no peito;
  • Um sentimento de ansiedade ou que algo não está certo.

A relação entre Covid-19 e hipertensão arterial

Pessoas com hipertensão arterial estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações por conta do novo coronavírus, segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no Brasil.

Alguns fatores colaboram para que isso ocorra, segundo os especialistas. Para começar, o novo coronavírus pode afetar o músculo cardíaco dos hipertensos, que têm o coração sobrecarregado.

Além disso, pode gerar acúmulo de líquido no pulmão e, consequentemente, uma necrose pulmonar. Finalmente, a ação do vírus pode anular a ação dos medicamentos para controle de pressão arterial. 

Por isso, é muito importante ter os devidos cuidados, entre eles:

  • Manter a pressão arterial controlada, conforme orientação médica. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, aconselha-se tentar falar com seu médico via telefone ou outros canais virtuais;
  • Estar com as vacinas em dia, aumentando a imunidade. Clínicas especializadas, como o Vita Check-up, podem ir até a residência para aplicação, evitando a exposição do cliente e de sua família – envie uma mensagem, via WhatsApp, e saiba como proceder.
  • Buscar ajuda médica imediatamente após o aparecimento do primeiro sintoma do novo coronavírus.

Proteja a sua saúde

A boa notícia é que manter uma rotina de check-ups ajuda a diagnosticar a hipertensão arterial ainda em seus estágios essenciais. Se encontrada, pode ser tratada com sucesso usando uma combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Isso envolve a adoção de hábitos como ingerir uma dieta baixa em sódio, fazer exercícios regularmente, manter um peso saudável, limitar a ingestão de álcool e parar de fumar.

Caso seu médico tenha receitado medicamentos para pressão arterial, é importante que você siga as recomendações à risca. Isso vai reduzir os riscos de complicações sérias e fazer uma grande diferença na sua saúde geral.

Se você tem hipertensão arterial não controlada ou acha que pode estar em risco, lembre-se de agendar um check-up assim que possível!

Compartilhe
×