Agende o check-up dos executivos da sua empresa. Condições especiais para empresas do RJ. Continue explorando

LogoVITACFCorSFHD

RESULTADOS DOS EXAMES

Reeducação alimentar no trabalho melhora a saúde dos colaboradores

Reeducação alimentar no trabalho melhora a saúde dos colaboradores

Muitas vezes a rotina gera dificuldade de manter bons hábitos alimentares na vida pessoal e profissional. Sempre contra o relógio, as pessoas relegam a importância de uma boa refeição em prol de mais tempo na agenda.

Em vez de uma refeição, fazem um lanche. Em vez de aproveitar o momento à mesa, ficar atento às escolhas e comer com calma, o público em geral consome, cada vez mais, comidas no estilo fast food através dos vários aplicativos de delivery que atuam no mercado.

Hoje falaremos sobre a saúde dos colaboradores e a importância de cultivar uma alimentação saudável no ambiente de trabalho, tendo em vista que, apesar da rotina e das tarefas diárias, a alimentação é uma fonte vital de energia que garante nossa qualidade de vida e bem-estar.

Considerando que um trabalhador, em idade ativa, mantém uma jornada média de 8 horas diárias, grande parte das refeições são feitas durante o horário de trabalho no decorrer da semana. Sendo assim, comer com consciência  é fundamental.

Alimentação interfere na saúde dos colaboradores e na produtividade

Reeducação alimentar significa reaprender a comer e de modo mais consciente. No ambiente de trabalho, contudo, nem sempre dá tempo nem de almoçar e essa refeição tão importante acaba sendo substituída por uma pausa rápida para um lanche. 

O contrário também acontece e é prejudicial: comer em excesso no intervalo de almoço, por exemplo, pode comprometer todo o rendimento e a produtividade no trabalho durante a tarde.

Por essa razão, é preciso equilibrar os fatores. E neste contexto, a reeducação alimentar é fundamental para a saúde dos colaboradores, interferindo em sua produtividade e qualidade de vida.

Rever os hábitos alimentares, repensando o comportamento em prol de uma dieta mais balanceada e ingerindo alimentos em intervalos menores, assegura muitos benefícios. Entre eles:

  • promove saúde e bem-estar;
  • colabora com a redução de peso;
  • aumenta a disposição e energia;
  • alivia ou evita dores de cabeça – muitas delas provenientes da má alimentação;
  • ajudar a dormir melhor.

Nos próximos tópicos veremos como promover a boa alimentação no ambiente de trabalho, melhorando a saúde dos colaboradores e gerando um ambiente mais produtivo.

Promovendo a reeducação alimentar no ambiente profissional

Promover a reeducação alimentar nas empresas é muito importante e pode ser feito seguindo as dicas a seguir.

1. Fazer o diagnóstico da saúde dos colaboradores

O primeiro passo para melhorar a alimentação e a saúde dos colaboradores é fazer um levantamento de suas condições físicas, proporcionando informações como peso e altura, percentual de gordura e de massa muscular, hábitos alimentares, estado nutricional, presença de doenças crônicas.

2. Oferecer orientação individual – feita por nutricionista

Mediante as necessidades de cada indivíduo, a profissional orientará quanto a melhor alimentação a ser seguida, sempre considerando que, em caso da comida ser servida pela empresa, o cardápio deverá obedecer os critérios de alimentação saudável.

Periodicamente deve haver um novo encontro com a nutricionista para avaliar o progresso e ofertar novas indicações. Com o tempo, se o colaborador mudar seus hábitos, as consultas e orientações serão bem mais espaçadas.

3. Dar informações gerais sobre alimentação saudável

Oferecer informações que permitam a reeducação alimentar é essencial para a saúde dos colaboradores. Nesses momentos, é essencial destacar que:

  • ingerir alimentos em doses calculadas a cada 3 horas é a melhor forma de estimular o metabolismo a trabalhar a favor de uma boa saúde;
  • pular refeições e compensar comendo mais em uma delas não é saudável, demorando mais para processar os alimentos e gerando indisposição e sonolência;
  • na hora do lanche, optar por frutas frescas, iogurtes naturais e castanhas, alimentos com fibras e vitaminas que podem ser facilmente guardados em uma lancheira, geladeira ou frigobar;
  • ter horários definidos para fazer as refeições com calma, podendo mastigar adequadamente e saborear o alimento. De preferência, longe do computador;
  • fazer uma caminhada, ainda que curta, após o almoço. Além de auxiliar a digestão, ajuda a aliviar o estresse, é possível ver o que está acontecendo em outros departamentos, se socializar e voltar com mais foco e disposição para o segundo período de trabalho.

Todas essas orientações – e outras – podem ser passadas pessoalmente, na consulta com nutricionista, através de palestras e em outras ações internas de conscientização.

4. Criar condições para que hábitos alimentares saudáveis sejam praticados

De nada adiantará todo o esforço anteriormente citado se a organização não permitir que as ações sejam colocadas em práticas. Portanto, é importante que horários de almoço sejam respeitados, que as reuniões e outras atividades agendadas considerem os momentos alimentares.

A empresa valorizando a saúde dos colaboradores 

Atualmente, atenta aos anseios e saúde dos colaboradores e preocupadas, bem como em fornecer melhores condições de trabalho, estimulando o espírito de equipe, o comprometimento e a produtividade por parte do funcionário, muitas empresas investem na construção de lounges de convivência.

Esses espaços, dentro das próprias organizações, proporcionam uma pausa na rotina, oferecendo a possibilidade de cuidar da alimentação e do próprio corpo em horários de descanso. Cozinha e copas disponíveis, lanchonetes, cantinhos para tomar um café e respirar, opções saudáveis e no estilo grab and go são soluções que têm ganhado cada vez mais adeptos.

Para as empresas, aderir a esse movimento é a garantia de fidelizar o colaborador, que se sente valorizado e respaldado. Com isso, cuida-se da saúde dos colaboradores e, ainda, obtém-se maior produtividade e eficácia no trabalho – evitando problemas como a Síndrome de Burnout e prevenir doenças cardíacas e quadros de hipertensão, por exemplo.

Os colaboradores de uma organização interferem diretamente na qualidade dos produtos e serviços. Portanto, todo cuidado com o bem-estar emocional e físico dessas pessoas, reverte-se em benefícios para a própria empresa.

No aspecto da saúde do colaborador, a possibilidade de cuidar da alimentação de forma atenciosa durante o período do trabalho garante mais disposição para encarar as tarefas diárias, além de ajudar a preservar sua saúde e qualidade de vida.

O Vita Check-up possui mais de 20 anos de experiência em medicina preventiva, inclusive, oferecendo apoio às empresas que desejam aprimorar a gestão de saúde de seus colaboradores e obter resultados ainda mais positivos para os negócios.

Nesse sentido, efetuamos um mapeamento da saúde de executivos, que comprova a importância de cuidar da alimentação durante o trabalho. Leia o estudo e entre em contato com nossos consultores – eles vão ajudar sua empresa a oferecer mais saúde aos seus colaboradores.

Compartilhe
×